Siena Root
Essa banda sueca vai abrir o show do Boris em São Paulo. Não conhecia, então fui ouvir. Peguei o disco Different Realities (2009). Gostei do que escutei, mas acho que ao vivo deve ser ainda mais legal. Tem aquela pra setentista que fica entre o hardão e o progressivo. Muito bem tocado, com espaço para jams, timbres orgânicos… quando adolescente eu pirava nessa proposta.
Milton Nascimento
Da formidável discografia que o Milton lançou na década de 1970, justamente o Milton (1976) é o que menos ouvi. Provavelmente por nunca ter tido fisicamente. Mas é um disco espetacular, gravado em Los Angeles, com sonoridade esplendorosa. Um pouco voltado pro mercado americano, mas nem por isso diluindo suas raizes. Tem Toninho Horta, Roberto Silva, Novelli, Raul de Souza e também Wayne Shorter e Herbie Hancock. A lindíssima “Os Povos” tem uma das melhores performances do Milton.
Djavan
Meu Lado (1986). Mais um disco de um medalhão da mpb que passou reto por mim. E olha que gosto bastante do que o Djavan tinha produzido até então. Esse álbum inclusive é uma volta às origens, ao “samba torto”. Téo Lima e Sizão Machado quebram tudo. Uma das grandes cozinhas da música brasileira. Os violões do Djavan também são o fino. Te falar que até a famigeradas letras hoje em dia eu gosto.
Vivaldi
Muito se falou sobre a obra do Vivaldi ter sido uma das inspirações pra ótima “Berghain” da Rosalía. Pode ser mesmo, eu não sei. No podcast VFSM deram uma pista mais fundamentada citando Stabat Mater como referência, uma obra pra contralto solo. Ouvi numa versão do Andreas Scholl e achei lindíssima. É uma composição de harmonia bem consonante, tipicamente do barroco, onde os floreios melódicos soam redondos e convidativos. A instrumentação enxuta corrobora pra isso. Vale escutar.
U2
O Luís Felipe Carneiro do canal Alta Fidelidade falou sobre os 25 anos (!!!) do All That You Can’t Leave Behind e eu fui ouvir depois de décadas. Interessante pensar que ele é contemporâneo a estreia do Coldplay. Um disco mais básico e pop. Não adoro, mas acho que eles acertaram a mão. Tem faixas muito fortes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário