quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

ACHADOS DA SEMANA: Fu Manchu, The Paul Butterfiled Blues Band, Leila Pinheiro e Bill Evans & Jim Hall

Fu Manchu
Quando eu era adolescente, conhecia muita gente que adorava a banda. Eles eram os herdeiros legítimos do Kyuss. Hoje parece que ninguém mais lembra do grupo. Ou então o problema sou eu, que não conheço mais jovens. De qualquer forma, foi revigorante botar o ótimo The Action Is Go (1997) pra tocar. Sujeira das boas, muito bem mixada.

The Paul Butterfiled Blues Band
Keep On Moving (1969). Rock, funk e blues. Excelente performance vocal, ótimas guitarras, groove contagioso e arranjos poderosos de metais. Uma maravilha!

Leila Pinheiro
Já faz um tempo que Aldir Blanc e Guinga viraram minha obsessão quando o assunto é composição na música popular brasileira. Dito isso, demorei para chegar no álbum Catavento e Girassol (1996), onde a talentosa cantora dá uma guinada da bossa nova para uma atmosfera mais “moderna” da MPB. Tem cada arranjo! Vale dizer que o próprio Guinga reveza com o Lula Galvão os violões. Nada mal.

Bill Evans & Jim Hall
Undercurrent (1962). Duos de piano e guitarra não são tão comuns quanto parece. Conflitos de tessitura e função harmônica talvez atrapalhem a proposta. Dito isso, quando a empreitada é levada por dois instrumentistas deste calibre, tudo vira uma combinação elegante, bela e poderosa. Um espetáculo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário