Durante toda a década de 1980, o gótico habitou as paradas de sucesso e os porões noturnos. Dos discos que melhor representam o estilo está Floodland (1987), segundo álbum entre os três trabalhos lançados pelo Sisters Of Mercy.
Andrew Eldritch é não somente o líder do grupo, mas o arquiteto da obra como um todo. Ele compôs as canções, cantou, programou as batidas - e batizou este "integrante" de Doktor Avalanche -, além de ter gravado os baixos, teclados e guitarras. Embora creditada ao baixo, a Patricia Morrison apenas cantou em algumas poucas faixas (e assombrou a capa do disco).
O ritmo incisivo de "Dominiton/Mother Russia" é equilibrado por uma guitarra arpejada e um refrão tão melodioso quanto poderoso. É pesado e pop ao mesmo tempo. Uma excelente faixa de abertura, que não por acaso fez bastante sucesso.
A voz do Eldritch é profunda, grave e dramática. Em alguns momentos até fantasmagórica, vide a vampiresca "Flood I". Liricamente, ele é emotivo e sínico.
Guiada por um ritmo reto e baixo envolvente, "Lucretia My Reflection" pegou em cheio o público do pós-punk. A faixa se desenvolve numa crescente intoxicante. Perfeita pra dançar virado pra parede.
A pianística "1959" lembra o que o Nick Cave viria a fazer posteriormente. Vale ainda se atentar para "This Corrosion", um épico de electropop/hard-punk à la Billy Idol, de ritmo dançante e clima soturno, com direito o coro vocal catedrático e arranjo bem construído.
Com o Floodland, o Sisters Of Mercy - ou melhor, o Andrew Eldritch - expandiu o alcance, influenciando inúmeros artistas e fazendo a trilha sonora de uma geração.
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