quarta-feira, 27 de julho de 2011

TOP 5: Guitarristas que tocam sem palheta

A palheta - aquele objeto pequeno, feito em grande maioria de plástico -, pode parecer um item insignificante, mas é na verdade crucial pra boa parte das qualidades técnicas de um guitarristas, além de interferir de maneira significante no timbre final do instrumento.

Se o ícone da guitarra Brian May (Queen) preferiu usar uma moeda como palheta, outros, por diversas questões, abandonaram o objeto, criando estilos únicos de tocar guitarra. Vamos ouvir um pouco desses músicos e suas peculiares técnicas.

1 - Wes Montgomery
Um dos mais importantes guitarristas da história do jazz decidiu abandonar a palheta por um motivo curioso. Ainda jovem e desconhecido no cenário musical, ele passava o dia inteiro trabalhando e só tinha tempo para estudar guitarra no período da noite, fato que atrapalhava o sono de sua esposa. Para produzir um som mais macio e menos incomodo, Wes passou a tocar atacando as cordas com seu polegar. Somando essa diferente abordagem ao seu típico fraseado de oitavas, Wes se tornou um dos mais influentes guitarristas da história.

2 - Albert Collins
A crueza e intensidade do blues fez muitos guitarristas do estilo optarem por tocar sem palheta, dentre eles Albert King. Mas foi outro Albert, o Collins, que fez escola ao atacar as cordas com uma pegada exemplar, dando ainda mais feeling para as ótimas frases carregadas de bends e vibratos expressivos.

3 - Jeff Beck
Observar Jeff Beck tocando é sempre uma aula, ainda mais quando o assunto é tocar sem palheta. Jeff Beck é capaz de atacar furiosamente as cordas graves com o polegar enquanto o dedo médio cria linhas melódicas sutis. Pra deixar tudo ainda mais intenso, cria efeitos com a alavanca (através do anelar) e dos botões de tonalidade e volume (com o dedo mínimo). Uma verdadeira confusão que gera sonoridades tão doces quanto intensas.

4 - Mark Knopfler
Mark Knopfler é sem dúvida o primeiro nome que pensamos quando o assunto é guitarristas que não usam palheta. Isso porque seu dedilhado é característica primordial de seu timbre e técnicas. Unindo o rock com a música country, Knopfler fez grande sucesso na música pop encabeçando o Dire Straits. O hit "Sultans of Swing" é um dos grandes momentos sem palheta da história da guitarra.

5 - Derek Trucks
Um dos grandes nomes da guitarra atual, Derek Trucks usa seu peculiar dedilhado a serviço do seu slide. A maneira que sua mão direita abafa as cordas interfere diretamente na sonoridade limpa e grandiosa das suas frases de slide, influenciadas tanto por Duane Allman quanto por música indiana.

BONUS MADE IN BRAZIL - Nuno Mindelis
O angolano/brasileiro Nuno Mindelis é um dos que absorveram os conceitos da guitarra sem palheta no Brasil. Ele mescla em sua sonoridade um pouco de cada guitarrista aqui citado, somando a isso uma porção significante de originalidade. Um dos grandes nomes da guitarra blues brasileira.

Menção honrosa: Albert King, Hubert Sumlin, Duane Allman, Robby Krieger, Roy Buchanan, Lindsey Buckingham, Stanley Jordan, Richie Kotzen (mais recentemente), Gary Clark Jr., Hélio Delmiro, Edgard Scandurra e Catatau.

Depois de tantos músicos sem palheta, prometo no futuro trazer um assunto "polêmico": baixistas que USAM palheta. Até a próxima!

7 comentários: