Se o ícone da guitarra Brian May (Queen) preferiu usar uma moeda como palheta, outros, por diversas questões, abandonaram o objeto, criando estilos únicos de tocar guitarra. Vamos ouvir um pouco desses músicos e suas peculiares técnicas.
1 - Wes Montgomery
Um dos mais importantes guitarristas da história do jazz decidiu abandonar a palheta por um motivo curioso. Ainda jovem e desconhecido no cenário musical, ele passava o dia inteiro trabalhando e só tinha tempo para estudar guitarra no período da noite, fato que atrapalhava o sono de sua esposa. Para produzir um som mais macio e menos incomodo, Wes passou a tocar atacando as cordas com seu polegar. Somando essa diferente abordagem ao seu típico fraseado de oitavas, Wes se tornou um dos mais influentes guitarristas da história.
A crueza e intensidade do blues fez muitos guitarristas do estilo optarem por tocar sem palheta, dentre eles Albert King. Mas foi outro Albert, o Collins, que fez escola ao atacar as cordas com uma pegada exemplar, dando ainda mais feeling para as ótimas frases carregadas de bends e vibratos expressivos.
3 - Jeff Beck
Observar Jeff Beck tocando é sempre uma aula, ainda mais quando o assunto é tocar sem palheta. Jeff Beck é capaz de atacar furiosamente as cordas graves com o polegar enquanto o dedo médio cria linhas melódicas sutis. Pra deixar tudo ainda mais intenso, cria efeitos com a alavanca (através do anelar) e dos botões de tonalidade e volume (com o dedo mínimo). Uma verdadeira confusão que gera sonoridades tão doces quanto intensas.
Mark Knopfler é sem dúvida o primeiro nome que pensamos quando o assunto é guitarristas que não usam palheta. Isso porque seu dedilhado é característica primordial de seu timbre e técnicas. Unindo o rock com a música country, Knopfler fez grande sucesso na música pop encabeçando o Dire Straits. O hit "Sultans of Swing" é um dos grandes momentos sem palheta da história da guitarra.
Um dos grandes nomes da guitarra atual, Derek Trucks usa seu peculiar dedilhado a serviço do seu slide. A maneira que sua mão direita abafa as cordas interfere diretamente na sonoridade limpa e grandiosa das suas frases de slide, influenciadas tanto por Duane Allman quanto por música indiana.
O angolano/brasileiro Nuno Mindelis é um dos que absorveram os conceitos da guitarra sem palheta no Brasil. Ele mescla em sua sonoridade um pouco de cada guitarrista aqui citado, somando a isso uma porção significante de originalidade. Um dos grandes nomes da guitarra blues brasileira.
Menção honrosa: Albert King, Hubert Sumlin, Duane Allman, Robby Krieger, Roy Buchanan, Lindsey Buckingham, Stanley Jordan, Richie Kotzen (mais recentemente), Gary Clark Jr., Hélio Delmiro, Edgard Scandurra e Catatau.
Depois de tantos músicos sem palheta, prometo no futuro trazer um assunto "polêmico": baixistas que USAM palheta. Até a próxima!
ótimo post!
ResponderExcluirMuito bom cara , o Catatau tambem toca sem palheta
ResponderExcluirCesar
pow, bem lembrado! Catatau quebra tudo!
ResponderExcluirAlbert Collins era muito foda, Truta!!!! "Ninguém passa por aqui sem tocar um Blues!"
ResponderExcluirRichie Kotzen Tbm não usa
ResponderExcluirKkk
ResponderExcluirslash e kirk normalmente tocam com palheta tb
ResponderExcluir