terça-feira, 23 de junho de 2020

Música Barroca

Após abordar a música medieval e renascentista aqui no blog, vou continuar metido a besta, agora dando pitacos sobre música barroca.

Mais uma vez lembro que não sou especialista em música erudita, sendo tudo o que eu escrevo de conhecimento introdutório, superficial e de percepção pessoal.

O barroco data do século XVII ao XVIII, indo justamente do período da criação das óperas até a morte do Bach.

Se comparada aos gêneros anteriores, ela é mais emotiva/pomposa (principalmente devido ao aprimoramento da narrativa dentro das composições, vide as óperas), aperfeiçoada instrumentalmente (vide o advento das primeiras orquestras), mais detalhada (também por conta da evolução da escrita e notação), além de rica em contrapontos e fugas.

Dito isso, deixo aqui alguns dos principais compositores do período. Vale fazer uma análise muito séria e detalhada, ouvindo outros materiais. Imediatista que sou, fiquei na superficialidade, embora almejando a profundidade. Já salvei inúmeras peças no Spotify que pretendo ouvir com maior atenção nas próximas semanas.

Claudio Monteverdi (1567 - 1643)
Monteverdi foi músico da corte de Vincenzo I Gonzaga e depois assumiu a direção musical da Basílica de São Marcos. Suas óperas são dramáticas, com doses moderadas de dissonância, servindo de ponte da música renascentista para a barroca. Há aqui a primeira amosta do uso de instrumentação da época.

Heinrich Schütz (1585 - 1672)
Um dos compositores mais importantes pré-Bach. Naturalmente sua obra traz muitos resquícios da música renascentista. O forte das composições é dramaticidade, atingindo pontos emotivos exuberantes. Vale dizer que seu material é predominantemente religioso.

Henry Purcell (1659 - 1695)
Compositor da corte inglesa, fundamental no desenvolvimento da música erudita. Dido And Aeneas é de grande beleza composicional, com direito a melodias precisas e preciosas. "Music For The Funeral Of Queen Mary" é um "hit" do seu repertório.

George Friedrich Händel (1685 - 1759)
Um dos grandes compositores de ópera da época. Por ter produzido dentro da igreja, ficou muito conhecido por seus oratórios. Um alemão que estudou na Itália e se consagrou na Inglaterra. Altamente popular no período. Atire a primeira pedra quem nunca ouviu seu "Aleluia", presente em O Messias. Vale ainda se atentar para a tipicamente inglesa Water Music.

Antonio Vivaldi (1678 - 1741)
Provavelmente o concerto mais famoso da história seja As Quatro Estações do Vivaldi. A melodia principal da "Primavera" é altamente fixante. É lindo também os floreios de violino (instrumento o qual ele dominava), quase simulando o canto de pássaros, uma evidente complexificação e requinte criativo composicional. Gênio italiano. Vale lembrar que ele era padre, o que mais uma vez evidencia a importância da igreja católica na música do período.

Johann Sebastian Bach (1685 - 1750)
Para muitos, o maior compositor de todos os tempos. Leigo que sou não posso afirmar, embora também não ouse negar. Um artista altamente prolifero e com capacidade emotiva impressionante, que curiosamente não fez tanto sucesso quando vivo. Adoro como ele explora todo o potencial dos instrumentos, principalmente violoncelo e cravos. Já disse inúmeras vezes e repito, "Ária Na Corda Sol" é uma das minhas composições prediletas de todos os tempos. Os Concertos de Brandenburgo também são um marco da humanidade. Vale lembrar que a obra do alemão está fortemente associada a igreja protestante alemã, tendo inclusive produzido emblemáticos oratórios.

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