sexta-feira, 26 de junho de 2020

ACHADOS DA SEMANA: Graforréia Xilarmônica, Jellyfish, Morton Feldman e Clementina de Jesus

GRAFORRÉIA XILARMÔNICA
Ao que consta, somente agora o clássico Coisa de Louco II (1995) entrou no Spotify. Fui reouvir e ele envelheceu muito bem. O Frank Jorge é um grande compositor, a influência da Jovem Guarda é na medida e as guitarras meio barulhentas meio funky trazem muito da estranheza da no wave. Bem legal!

JELLYFISH
Vi um vídeo do Mike Portnoy mostrando sua coleção de discos. Em certo momento ele desfila elogios ao Jellyfish, banda que até então tinha ouvido por cima. Peguei o disco Bellybutton (1990) e gostei do que ouvi. É um power pop extremamente redondo (nas composições, arranjos, execução, produção) e com influência nítida de Beatles e ELO (ou seja, bem melódico). Diante disso, não me estranha o porque do Portnoy gostar tanto.

MORTON FELDMAN
Um dos mais prestigiados compositores do século XX, que ignorantemente eu sequer conhecia. Durante toda a semana ouvi alguma obra dele antes de dormir. Tem momentos bens experimentais e dissonantes dentro de instrumentações comuns a música erudita. Vale persistir na audição (não é das mais fáceis), é recompensador.

CLEMENTINA DE JESUS
Estrela genuína do samba, que traz toda a ancestralidade afro do gênero para o seu canto monumental. Se a quarentena em algum momento te abalar, ouça Clementina e sinta-se iluminado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário