sexta-feira, 9 de janeiro de 2026

ACHADOS DA SEMANA: Prince, Eyehategod, The Blues Brothers, BaianaSystem, Frank Zappa e Frank Zappa

Prince
Lovesexy (1988). Um dos grandes discos do Prince, talvez nem sempre lembrado por conta da constrangedora capa. Inclusive, acho que ele serve de boa porta de entrada pra sua discografia, até por não ser longo. Aqui o pop, o funk e as experimentações encontram um balanço perfeito.

Eyehategod
Dopesick (1996). Disco pra ouvir com ódio na academia. É a pura força braçal do sludge metal. Simples assim.

The Blues Brothers
The Blues Brothers Original Motion Picture Soundtrack (1980), clássica trilha-sonora, que consegue trazer um blues/r&b tão polido quanto fiel à tradição dos gêneros, algo complexo de se fazer. Ouvir com meu pai, tomando cerveja, é o que faz a vida valer a pena. Sonzera divertidíssima.

BaianaSystem
Durante o fim de ano, em galera, as pessoas botam tudo quanto é tipo de som. Certo momento rolou uma sequência de BaianaSystem, banda que gosto, admiro, mas nunca coloco pra ouvir. Soou muito diferenciado em meio a tantas canções esquecíveis. Eles realmente sabem o que fazem em termos de composição, gravação, arranjo, performance... estética como um todo. Divertido e rico.

Frank Zappa
Zoot Allures (1976). Tava reouvindo esse disco que, se não me engano, foi o primeiro que ouvi do Zappa. Na época adorei, já que tava no meu auge guitarristico e aqui o Zappa se entrega ao instrumento. Ale´m disso, tem o Terry Bozzio na bateria. Alguns dos momentos mais “heavy” do Zappa estão aqui. Isso posto, não acho a melhor porta de entrada para seu trabalho. Mas é foda!

The Stooges
The Weirdness (2007). Muitos foram severos com esse álbum quando saiu. Tudo bem, não tem o vigor e a magia do passado (natural, né!), mas é um tremendo disco de rock n’ roll. Capaz que se fosse o Hives lançando tivesse críticas melhores. As guitarras do Ron Asheton tão faiscantes, Mike Watt caiu como uma luva e o Iggy é o Iggy, ué. Lembrando que a produção é do Steve Albini, não tem invenção. Grande e subestimado retorno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário