Se a música gospel e o blues são os pilares de sustentação do rock, as vocalizações da música country e alguns trejeitos guitarristico caipiras são muito bem representados nas primeiras gravações desta dupla formada por Phil e Don Everly. Neste sentido, The Everly Brothers (também conhecido como "They're Off And Rolling" Say Archie) (1958) é um documento a ser estudado e apreciado.
De autoria do Ray Charles, "This Little Girl Of Mine" abre o disco retratando muito bem o espirito rockeiro da época. A levada de piano e guitarra (provavelmente tocada pelo lendário Chet Atkins) é não menos que contagiante. As vocalizações em uníssono percorrem por toda a gravação sem perder o fôlego.
A balada country "Maybe Tomorrow" é outro grande exemplo de vocalização, só que aqui aberta, com cada um num registro. "I Wonder If I Care As Much" traz essa mesma característica. Uma maravilha! Vale dizer que as duas composições são do Don Everly.
Falando no Don, é preciso se atentar pela forma em que ele ataca o violão, parecendo querer arrancar as cordas de aço a cada patada. Isso fica explicito na introdução do hit "Bye Bye Love" (um dos grandes refrães da época, magistralmente interpretado) e principalmente no riff de "Wake Up Little Susie", onde um violão nunca soou tão pesado. Não por acaso Keith Richards e John Lennon eram fãs confessos dele.
É curioso também reparar na introdução de "Brand New Heartache", onde o violão parece emular a levada boogie de um piano. Na sequência, cada escolha de acorde é belíssima. Ótima canção, que lembra algumas baladas iniciais dos Beatles.
Entre os momentos mais rockeiros estão "Keep-A-Knockin'" (com uma performance instrumental muito acima da média pro rock do período), "Rit It Up" e, obviamente, a clássica "Be-Bop-A-Lula", que embora muito mais comportada quando comparada com a versão original do Gene Vincent, ao menos é cantada com uma categoria deslumbrante. Os solos de guitarras também são especiais.
As derradeiras "Leave My Woman Alone" e "Should We Tell Him" fecham o disco em mais demonstrações de qualidade musical.
Com canções tão maravilhosas, há de apreciar o Everly Brothers não somente por sua influência, mas pela produção em si.
Nenhum comentário:
Postar um comentário