Por fatores aparentemente inexplicáveis, alguns discos ganham status de cult com o passar dos anos. É o caso do In The Aeroplane Over The Sea (1998) do Neutral Milk Hotel. Todavia, essa devoção tão fervorosa quanto superficial ao álbum quase o reduz a um meme. Independente disso, esteticamente ele apresenta inúmeras qualidades que justificam sua apreciação.
Liderado pelo Jeff Mangum, o Neutral Milk Hotel é talvez o grupo que melhor represente o coletivo Elephant 6. In The Aeroplane Over The Sea é segundo disco da banda e traz a colaboração fundamental do produtor Robert Schneider. Vale ainda dizer que o álbum saiu pelo selo Merge.
A simplicidade harmônica e melódica oriunda da música folk tem seu potencial elevado graças as composições liricamente surreais e a interpretação feroz. Isso se faz valer desde "The King Of Carrot Flowers, Pt. One". Por outro lado, sua sequência com "The King Of Carrot Flowers, Pts. Two and Three" soa ambiciosa através do arranjo descomunal, da letra abstrata e dos timbres corrosivos/garageiros.
A faixa homônima do disco traz uma progressão simples de acordes e melodia tristemente divertida de trombone. Já "Two-Headed Boy" chama atenção devido a energia interpretativa do Jeff Mangum ao cantar. Sua voz soa anasalada e potente.
É inevitável não pensar numa marcha fúnebre diante do arranjo de "The Fool". Ainda mais tendo na sequência a saturada "Holland, 1945", onde a ponte com o diário de Anne Frank fica mais que nítido. Tal referência textual se mantém na épica "Oh Comedy" (cantada com força pulmonar). Não por acaso muitos consideram In The Aeroplane Over The Sea um trabalho conceitual.
O baixo mordaz, o arranjo de metais e o ritmo pulsante/dançante da explosiva "Ghost" faz da faixa uma das melhores do disco. Há um forte elemento psicodélico na curtinha "Communist Daughter". A bateria reverberosa, as camadas de guitarras distorcidas e a melodia de gaita de fole em "Untitled" é mais um destaque. Sobra à linda "Two-Headed Boy, Pt. Two" ser o desfecho perfeito.
As melodias singelas e as letras enigmáticas somadas a essa urgência interpretativa e produção lo-fi é um dos grandes triunfos do disco. Hoje, um clássico do indie rock noventista.

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