Uma das primeiras coisas que chama atenção neste clássico álbum é sua famosa capa, com uma cabeça desesperada brotando da terra.
Ao colocar o disco para tocar, damos de cara com as guitarras expressivas, ácidas e alucinantes de "Maggot Brain", faixa psicodélica/abstrata de pura inspiração do guitarrista Eddie Hazel. Diz a lenda que antes de grava-la, George Clinton disse para Hazel: "toque como se sua mãe tivesse acabado de morrer". A melancolia e intensidade do improviso comprovam que o guitarrista seguiu o conselho do "maestro" e embarcou na história.
Logo em seguida temos a acústica e carismática "Can You Get To That", uma verdadeira escola de vocalização. Já eletricidade rockeira aparece em "Hit It And Quit It", onde o funk do James Brown e a psicodelia lisérgica do Hendrix se encontram de forma espetacular. Que groove, que guitarra, que baixo, que interação!
A dançante "You And Your Folks, Me And My Folks" chega de forma avassaladora, atacando o racismo e unificando os pobres em uma letra emblemática. No esporro instrumental apresentado pela rockeira "Super Stupid", são as guitarras cheias de wah-wah e a mortal linha de baixo que preenchem o ouvinte com intensidade absurda.
"Back In Our Minds" é um funk lisérgico, de detalhes percussivos surreais, clima descontraído e vocais eapontâneos em perfeita união.
O disco termina com a experimental "Wars Of Armageddon", uma longa jam repleta de efeitos e sons sobrepostos num groove alucinante, servindo não somente de inspiração para DJs de hip hop, mas também de combustível sonoro para a libertação de um povo oprimido.
Aqui está a fusão perfeita de rock psicodélico com o funk, mistura essa que influenciou Prince, Red Hot Chili Peppers, Public Enemy, Dr. Dre, Primus, dentre outras bandas/artistas. Que o "cérebro em decomposição" de George Clinton resista por muitos anos.
Interior da capa deste disco trás uma dissertação sobre o receio - sabes ? Reproduza no seus site.
ResponderExcluir