sexta-feira, 16 de agosto de 2024

ACHADOS DA SEMANA: Frank Zappa, Prince, Alice Cooper e Fear Factory

Frank Zappa
Over-Nite Sensation (1973). Vi o Steve Vai citando esse como um dos discos prediletos dele. As guitarras são todas do Zappa, com direitos a solos ácidos. Inclusive, tava pensando em como ele usa bem o wah-wah, muitas vezes para dar expressividade, outras só pra ligar o foda-se (algo que o Kirk Hammett tenta fazer, mas fica feio). Adoro também como ele intercala em suas composições melodias complexas em meio a frases de blues rock convencionais. Ele é embaçado.

Prince
Ainda na minha fase “tirando o Prince a limpo”. Fui reouvir o Chaos And Disorder (1996), disco que passou batido na época, mas hoje é um dos prediletos entre os entusiastas do artista. Eu adoro! Muita guitarra, psicodelia, funk, liberdade. Parece mais “convencional”, mas a mente criativa está lá. E falando em Steve Vai, tem alguns solos aqui que remetem ao discípulo do Zappa (vide “I Will”), o que mostra o poder de alcance e o virtuosismo do Prince.

Alice Cooper
Raise Your Fist And Yell (1987). Vi o Silas Fernandes recomendando esse disco e fui ouvir. Não conheço a biografia do Alice Cooper, mas esse álbum tem uma cara de decadência, de um Alice afundado em pó e álcool. Dito isso, acho que ele assimilou bem a sonoridade oitentista, deixando tudo pesado e se comunicando com o hard rock do período. Esse som de bateria é muito bagaceiro. As guitarras do ridículo Kane Roberts são bacanas. Vale lembrar que o baixista nessa época era o Kip Winger.

Fear Factory
Ainda no clima “recomendações do Silas Fernandes”, fui atrás do Obsolete (1998) do Fear Factory. É até difícil ouvir com os ouvidos de hoje. Na época ele devia soar muito mais brutal e moderno. Hoje é "apenas" uma cacetada de “new metal-industrial”. Dito isso, acho o Dino Cazares fodão (tem cada riff!), as composições são boas e o vocalista soa versátil dentro do gênero. Vale lembrar ainda que está aqui a conhecida versão para “Cars” do Gary Numan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário