Organized Konfusion
Organized Konfusion (1991). Que tremendo rapper é o Pharoahe Monch. Seu flow é técnico, mas também muito musical. E aqui, embora numa fase de desenvolvimento do hip hop, já é possível encontrar beats muito bem acabados, com direito a ótimos samples. Discão.
Boyz II Men
II (1994). Sei que o que vou falar rebaixa o grupo, mas devo dizer que quando penso em êxito musical de boy band, eu lembro deste disco. Ultra bem arranjado, tocado, interpretado e produzido. Explora o romantismo sem perder o groove e a autoridade. Fundamental para o desenvolvimento do r&b contemporâneo.
Psychic TV
Dreams Less Sweet (1983). Como não conhecia o grupo, eu me preparei antecipadamente pra esse disco, afinal se trata de um projeto da Genesis P. Orridge, e conhecendo o Throbbing Gristle, é justo dizer que nem sempre estou dispostos pra esse tipo de som. Mas, ao menos nesse álbum, a experiência é tranquila, o que não impede a construção de cenários, sonoplastias, ruídos e recortes sonoramente estranhos. Mas há também bonitas “baladas de krautrock”, na falta de uma melhor definição.
The Go-Betweens
Confesso que fui negligente com essa banda até então, de modo que agora maratonei a discografia do grupo na década de 1980. Se inicialmente me pareceu um “Legião Urbana australiano” - por remeter a um Smiths nem tão bem exitoso -, eles logo apresentaram uma evolução nos discos Liberty Belle And The Black Diamond Express (1986) e no derradeiro 16 Lovers Lane (1988), sendo esse último o melhor. São composições melancólicas e apaixonadas que tendem a agradar quem gosta de Smiths, Cure e U2 do período. Mas não se engane, Robert Forster e Grant McLennan têm qualidades próprias enquanto compositores.
Nitzer Ebb
That Total Age (1987). Clássico da EBM que há muito tempo não ouvia. Acho sensacional como eles soam agressivos com tão poucos elementos. Basicamente são baterias (orgânicas e eletrônicas) cobertas por vozes que mais parecem berros de ordem. Fora que são os ritmos dançantes na forma menos dançante possível, caindo bem somente numa pista com freaks. Discão que prevê o industrial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário