quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

RETROSPECTIVA 2021: Bandas que voltaram / Bandas que acabaram

Bandas que voltaram

Liquid Tension Experiment Após duas décadas adormecido, esse projeto de metal instrumental com membros do Dream Theater volta à ativa com um disco que não tive saco de ouvir (nunca gostei de todo esse virtuosismo gratuito). Mas claro, todos envolvidos são ótimos instrumentistas e tem quem se interesse, então vale mencionar.



New Radicals Lançaram um disco que fez enorme sucesso (contendo o insuportável hit "You Get What You Give") para na sequência sumirem do mapa. 22 anos depois eles se reúnem para tocar na posse do Joe Biden. Começou mal (como esperado) o governo do democrata.

Mudvayne Depois de 12 anos, a banda de new metal anunciou reunião. Todos tocam muito, o jeito é ver se as composições melhoraram.

Genghis Tron Voltaram após mais de uma década sem material inédito. E honestamente, achei que nesse meio tempo eles perderam o fôlego.

ABBA Por essa eu não esperava. Após 40 anos sem material inédito, o lendário grupo sueco voltou. Infelizmente não da maneira que gostaríamos. Lançaram um disco fraquíssimo e decidiram sair numa “tour tecnologia" numa espécie de holograma. Ultra decepcionante. Ao menos a música abaixo é bacaninha.

 Bandas que acabaram

Children of Bodom

Assim como o Death acabou quando o Chuck Schuldiner morreu, a morte do Alexi Laiho deu um ponto final na carreira do COB. Os remanescentes foram dignos.


Boca Livre

A polarização necessária com o obscurantismo levou o grupo a um racha que, aqui entre nós, sem o Zé Renato perde muito da relevância (que já não era mais grande coisa). Não "acabou", mas é o fim.


Mateus Asato

Um dos mais talentosos guitarristas da atualidade e, certamente, entre os brasileiros o mais prestigiado internacionalmente, decidiu dar uma pausa na carreira. Seu breve relato sobre decepção com a indústria e falta de inspiração musical foi reflexivo. O lamentável é que isso aconteceu antes mesmo dele soltar seu aguardado disco solo. Entretanto, aos poucos ele tem aparecido novamente, o que é excelente. Ele é muito jovem, tem muita lenha para queimar ainda.


Yuck

Boa banda de indie rock que aprendeu a lição e encerrou as atividades no momento da queda. Daqui alguns anos voltam buscando o hype.


Daft Punk

Com um bonito vídeo, o espetacular e mitológico duo anunciou o fim das atividades após 28 anos no topo da música eletrônica. Param em grande momento e deixam o sentimento de que vão fazer muita falta.

Violet Soda Boa banda brasileira que chega ao fim sem sequer deixar registrado todo o potencial que poderiam alcançar. Uma pena.


ZZ Top Não acabou "formalmente", inclusive tiveram o mal gosto de substituir o falecido Dusty Hill por um músico contratado e colocarem uma barba falsa nele. Ridículo. A verdade: a banda acabou.



Ah, teve também o Black Dresses, que anunciou o fim no ano passado, mas continuaram produzindo. Entendo como uma volta ou como um falso fim?

Nenhum comentário:

Postar um comentário