segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

"Wall Of Sound" muito além do Phil Spector

Ontem morreu o mitológico Phil Spector. Muito antes de reconhecer o estilo do produtor, eu já sabia de suas lendas envolto a produção de discos dos Ramones e Beatles (além de John Lennon e George Harrison solo), visual extravagante e até mesmo um terrível assassinato que o levou a prisão.

Apesar de tudo isso, é por conta da sonoridade das girl groups dos anos sessenta que ele será lembrado. Seus arranjos orquestrados, timbres de bateria e posicionamento das vozes na mixagem são alcançados através de uma técnica criada por ele chamada "Wall Of Sound", que consiste em construir uma massa sonora colossal via camadas e mais camadas de instrumentos em uníssono, posteriormente reproduzidos numa sala grandiosa, captando novamente, trazendo uma reverberação e distorção natural ao som.

Para conferir o resultado desta alquimia sonora basta ouvir a clássica "Be My Baby" das Ronettes. É um espetáculo.


Ainda que não faltem inúmeros exemplos da genialidade do Phil Spector que qualquer lista no Wikipedia ou playlist no Spotify pode te assessorar, venho aqui lembrar faixas de outros artistas/produtores que tentaram emular essa sonoridade. Não posso afirmar que todos fizeram uso preciso da mesma técnica (provavelmente não), mas a busca e referência sonora é explicita.

Fui lembrando de cabeça, ou seja, se faltou algo, não deixem de colocar nos comentários. Abraços.

The Beach Boys - Wouldn't It Be Nice
É conhecido que o Brian Wilson tinha o Phil Spector como grande referência, não só na maneira de produzir/arranjar, mas também compor. Isso fica mais que nítido na clássica "Wouldn't It Be Nice", dona de sonoridade enorme. Só a batida da caixa na introdução já revela o potencial reverberoso da captação. Isso sem mencionar o arranjo vocal. Tudo isso for alcançado em parceria do excelente time de músicos da Wrecking Crew.

Dusty Springfield - You Don't Own Me
Dusty foi uma especialista em levar para o Reino Unido a sonoridade feita nos EUA. Isso passa pelo r&b, pelo pop das girls groups e também pelas produções do Phil Spector. 

The Mamas & The Papas - California Dreamin'
Faixa símbolo do Verão do Amor. Seu refrão lúdico, de produção reverberosa e vozes em coro, é o retrato sonoro de uma época.

The Byrds - Eight Miles High
Uma da melhores musicas da década de 1960, totalmente embevecida em sons indianos, frases de guitarra outside, clima psicodélico e arranjos vocais à la Phil Spector. É uma maravilha.

Bee Gees - Edison
Na década de 1960, ainda longe da pasteurização da disco music, o grupo era um exímio autor da canção "chamber pop psicodélica", com direito a arranjos orquestrados e densidade sonora comparável as produções do Phil Spector. 

Erasmo Carlos - Dois Animais Na Selva Suja
Preste atenção nos sons de bateria, piano e na orquestração durante os versos da música. Me diga se não há algo de Phil Spector. Muito legal.

Bruce Springsteen - Born To Run
Em sua biografia o Bruce Springsteen revela o óbvio, que ele e o Jon Landau trabalharam arduamente para tentar trazer para a bateria do Max Weinberg e o sax do Clarence Clemons a sonoridade grandiosa do Wall Of Sound. Não dá para dizer que não conseguiram. E isso certamente deu ainda mais força para a composição.

Madonna - Oh Father
Foi comum na década de 1980 trazer reverbs sintéticos para as produções, mas o que a Madonna e o produtor Pat Leonard fizeram em "Oh Father" tá muito mais perto das girls group do que do Phil Collins.

Emmylou Harris - Goodbye
Produzido pelo Daniel Lanois em meados da década de 1990 - quando Wall Of Sound já havia sido desmistificado para se tornar um recurso estético -, "Goodbye", da veterana e majestosa cantora country Emmylou Harris, é um grande momento de aplicação da técnica.

Spiritualized -  All Of My Thoughts
Essa nuvem sonora tem muito da psicodelia, garage rock e do shoegaze? Certamente. Mas tem ainda mais de Phil Spector. Jason Pierce não é besta.

Pulp - This Is Hardcore
No auge do britpop, uma canção que consegue fazer do Wall Of Sound algo moderno, de resultado grandioso, emotivo e acachapante.

The Flaming Lips - Race For The Prize
Aqui é muito mais provável que a referência tenha sido mais o Brian Wilson que o Phil Spector. De qualquer forma, a raiz é a mesma. Adoro essa bateria.

Beach House - Dark Spring
Um dos estilos que melhor se apropriou do Wall Of Sound é o dream pop, como revela tão bem essa bela faixa do Beach House. Tremenda orquestração.

Deerhunter - Helicopter
Ben H. Allen em uma de suas produções etéreas, grandiosas e cristalinas via uma das melhores canções do Deerhunter.

Fleet Foxes - Battery Kinzie
Numa típica canção folk que revisita o menestrel, o grupo eleva a densidade da gravação via esse reverb catedrático.

Foxygen - San Francisco
Referência mais que óbvia, explicita nos timbres, arranjo e até mesmo na forma da composição.

Weyes Blood - Picture Me Better
A última vez que ouvi um disco e pensei "isso é muito Phil Spector" foi no exuberante Titanic Rising (2019) da Weyes Blood, produzido não por acaso pelo Jonathan Rado do Foxygen. O resultado é de chorar.

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