domingo, 16 de agosto de 2020

"Dad Rock" / Classic Rock

"Dad rock" tem sido um termo pejorativo usado para descrever bandas/canções de sonoridade retrô que exalam uma falsa imagem de rebeldia que não correspondem a realidade. Vale dizer que o problema costuma estar mais no conservadorismo (estético e moral) do que no som, embora tentar reproduzir hoje tal estereotipia sonora também seja motivo de chacota (né, Greta Van Fleet?).

Dito isso, me coloquei na posição de pai e selecionei algumas ótimas canções de "dad rock". Mas o verdadeiro. Ou seja, é o velho classic rock setentista que vale revisitar de tempo em tempo.

Obs: não levem essa postagem tão a sério.

Deep Purple - Pictures Of Home
Deep Purple é uma das bandas da minha vida. Comecei a gostar influenciado por, adivinhem quem: meu pai. Essa música é das minhas prediletas. Há ótima interação dos instrumentistas, excelente captação, execução impecável, riff espetacular e "final falso" criativo.

Rolling Stones - It's Only Rock N' Roll (But I Like It)
Todo mundo gosta dos álbuns clássicos dos Rolling Stones, mas um legitimo "dad rock" tem que ser entusiasta da fase Ron Wood. E é bem boa mesmo, ao menos até o Tattoo You (1981). A canção selecionada é um chavão do rock. Adoro o swing todo torto que os Stones produzem naturalmente. É algo típico de "brancos ingleses emulando o blues negro". O resultado é espetacular.

Faces - Stay With Me
Falando em Stones, que tal um som do Faces, o "Stones da segunda divisão" (lembrar de não levar tão a sério). Bandaça!

Humple Pie - 30 Days In A Hole

Não podia deixar de fora uns brancos querendo ser pretos. Para nossa sorte, eles se saem muito bem. Sonzão.

Creedence Clearwater Revival - Up Around The Bend
Não dou nem bom dia para quem é pai e não gosta de Creedence. Impecável performance do John Fogerty, tanto na guitarra quanto nos vocais.

Alice Cooper - Under My Wheels
O máximo da rebeldia de um pai rockeiro.

Thin Lizzy - Cowboy Song
Quando o pai percebe que nem só de Led Zeppelin vive o rock. Ótima canção, dona de groove e melodia deliciosa.

Steppenwolf - Magic Carpet Ride
Certeza que muito pai comprou uma coletânea do Steppenwolf por conta de "Born To Be Wild" e acabou se apaixonando por faixas como essa. E não é pra menos, já que é bem legal.

T. Rex - Get It On
Se soubessem a postura/visual do Marc Bolan, muito rockeiro conservador não ouviria essa canção. Mas como a maioria é ignorante, acha que é Rolling Stones e escuta na boa (já presenciei tal confusão).

UFO - Rock Bottom
Uma pequena homenagem ao Pete Way que morreu recentemente. Um dos meus riffs prediletos da história do rock. Famoso "hardão".

Status Quo - Down Down
A banda pegou o que era velho (boogie rock) e rejuvenesceu através de uma pegada avassaladora que, passado quase meio século, envelheceu novamente, mas nem por isso deixa de ser espetacular.

Lynyrd Skynyrd - Simple Man
É tão vergonhoso fã brasileiro de Lynyrd Skynyrd que se acha americano sulista, que peguei bode da banda. Mas lá no meu intimo, gosto de diversas canções do grupo. Essa clássica balada é bonita.

Eric Clapton - Cocaine
Afinal, pai branco acha que o blues começou com o Eric Clapton.

Focus - Hocus Pocus
Quando os tiozinho piram o cabeção e adentram o rock progressivo. São os pais mais legais.

Yes - Roundabout
Falando em rock progressivo, quem nunca conheceu um pai calvo-cabeludo fã de Yes que atire a primeira pedra.

Foghat - Fool For The City
Adoro o disco homônimo a essa canção lançado em 1975. É uma pérola do blues rock setentista. É o que todo pai quer escutar no carro quando sintoniza a KISS FM.

Steely Dan - Reelin' In The Years
Rock com o requinte de grandes instrumentistas. É o perfeito yacht rock.

AC/DC - It's A Long Way To The Top
Heavy metal de pai. Pesado, mas com raízes no blues. Perfeito para ouvir no motoclube brindando com cerveja quente servida em caneca mal lavada (quando não copo de plástico).

Dire Straits - Tunnel Of Love
Pai que é pai não se abala com nada pós-1977. Punk, pós-punk, new wave, disco, NWOBHM... nada disso importa. No final da década de 70, era o Dire Straits a grande banda. A música escolhida tem um solo (quase) tão bom quanto o de "Sultans Of Swing".


E fica uma pequena constatação, repararam como Metallica e Pearl Jam já viraram "dad rock"? Culpa das rádios de rock? Questão geracional? Provavelmente ambos. Hoje dá até pra chamar Alice In Chains de "dad rock".

Por outro lado, bandas como Wilco, que com o tempo foi acusada de fazer essa guinada para um som "dad rock", eu não consigo jogar no mesmo pacote. Acho muito mais criativo e instigante.

Fica a despropositada questão no ar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário