Via o Spotify, fui passando faixa a faixa por algumas obras que viam na cabeça. Colocar em texto e postar aqui no blog me pareceu uma boa ideia.
Vale dizer que não é uma lista de "maiores compositores do cinema", até porque sou leigo no assunto e não seria capaz de arriscar algo do tipo. É apenas um apanhado de grandes artistas que me acompanharam durante a vida e trouxeram luz neste dia nebuloso.
Ennio Morricone
Meu primeiro contato com a música do Ennio Morricone foi com o álbum Loco Live dos Ramones. Lembro de com uns 7 anos colocar o CD somente para ouvir o inicio do show. Apenas muito tempo depois fui saber que era uma composição Morricone. Suas músicas são fundamentais para o êxito visual e narrativo do Sergio Leone, mestre do spaghetti western, diretor de Três Homens em Conflito e Era uma Vez no Oeste, dois dos meus filmes prediletos. Adoro como ele aplica assovios, guitarras e chicotes em meio a orquestrações. Gênio.
Max Steiner
Compositor fundamental para história do cinema americano. Trilhas como a de Casablanca e ...E O Vento Levou estão no imaginário de qualquer um quando pensamos em orquestrações cinematográficas. Sua obra é dramática, épica e de melodias com enorme apelo popular.
Bernard Herrmann
Um dos mais exitosos compositores na arte de utilizar a trilha sonora como complemento narrativo. Sua obra profunda e densa ao lado do Alfred Hitchcock é de grande maestria. Certamente a cena do chuveiro do Psicose não teria o mesmo efeito sem seus violinos ríspidos. Como se não bastasse sua parceria com o mestre do suspense, ele ainda brilhou nas trilhas de Cidadão Kane, Fahrenheit 451 e Taxi Driver.
Nino Rota
Bastaria a melodia orquestrada do O Poderoso Chefão para o Nino Rota ser reconhecido como um dos grandes compositores do cinema. Sua música é profundamente emocionante e ajudou a elevar o potencial do filme. É o som das máfias. Todavia, vale dizer que ele ficou muito marcado pela parceria com o Fellini, vide A Doce Vida, Casanova e Amarcord.
Elmer Bernstein
Compositor veterano e versátil que trabalhou em diferentes fases do cinema americano. O tema de The Magnificent Seven é dos mais emblemáticos da história. É muito legal como a faixa cria a sensação de "nobreza", de "jornada do herói".
John Williams
Nem é dos meus compositores prediletos, mas ele assina tantas músicas memoráveis que não vou lutar contra. Sua parceria com o George Lucas e com o Steven Spielberg definiu um padrão na indústria ainda hoje não quebrado. Goste ou não, ele sabe criar motivos épicos e grandes ganchos.
Henry Mancini
Falando em "ganchos", poucas temas são mais ganchudos que os de "Pantera Cor-de-Rosa" e do "Peter Gunn". Como se não bastasse, ele ainda assina as melodias lindas e tristíssimas de "Romeu e Julieta" a inesquecível "Moon River" de Bonequinha de Luxo. Um dos grandes cancioneiros da história do cinema.
John Carpenter
Hoje consagrado, John Carpenter emergiu no cinema barato e independente, de pouco sucesso comercial e de crítica. Além de brilhante diretor, é espetacular como ele abusou dos sintetizadores para por em prática orquestrações que ele tinha em mente, vide o sinistro tema de Halloween.
Maurice Jarre
Compositor francês que conquistou enorme sucesso com a trilha do Ghost, mas que já havia brilhado anos antes com pérolas do David Lean, vide Lawrence da Arábia e Doutor Jivago.
Michel Legrand
Mais um grande compositor, arranjador e pianista francês que atingiu enorme prestigio do cinema. Ele criou todo um imaginário cinematográfico através do som. Contido e elegante, ora pendendo para o cafona (mas aquele cafona que gostamos).
Philip Glass
Ícone da música minimalista, Philip Glass tem como talvez seu principal trabalho a trilha do Koyaanisqatsi. Um mestre do piano, dos arpejos, da insistência melódica, do tempo.
Popol Vuh
Aqui minha "rockeirice" falou alto. É praticamente um bônus, visto que o grupo Popol Vuh, um dos principais do krautrock (muitas vezes pendendo para o ambient) se destacou ao trabalhar com o Werner Herzog. Fitzcarraldo talvez seja onde eles ficaram mais conhecidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário