sexta-feira, 29 de maio de 2020

ACHADOS DA SEMANA: Gábor Szabó, Hailu Mergia, Ologundê e Sun City Girls

GÁBOR SZABÓ
O Bruno Ascari do canal Som de Peso recomendou no Instagram o álbum High Contrast (1971) deste tremendo guitarrista húngaro que eu sequer conhecia. Chamou atenção a presença do Bobby Womack, Jim Keltner e Phil Upchurch na ficha técnica. O disco tem um pouco do que viria a ser tornar o smooth jazz, só que aqui nada careta. Vale ainda ouvir o álbum Dreams (1968), muito mais acústico, "étnico" e singelo, igualmente interessante.

HAILU MERGIA
Músico importante do jazz etíope. O disco (lançado em fita) Hailu Mergia & His Classical Instrument (1985) traz as melodias e ritmos complexos da Etiópia com o plus de fundir timbres eletrônicos com acordeon. É uma mistura descritivamente estranha, mas que funciona muito bem.

OLOGUNDÊ
Numa pesquisa recente sobre ritmos afro-brasileiros, caí no disco Afro-Brazilian Folkloric Music & Dance (2007) que compila diversas células rítmicas usadas em religiões de matrizes africanas, que impermeou a origem do samba. Como pesquisa, o álbum é recomendadíssimo. É um tema a ser melhor explorado por todos que amam música.

SUN CITY GIRLS
Torch Of The Mystics (1990), uma amostra do quão efervescente era o cenário do rock alternativo. Banda esquista, pesada, complexa e única. Instrumentalmente é até mesmo bem vanguardista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário