Alguns fatos sobre minha infância fogem do convencional entre a minha geração. Um deles é meu completo distanciamento dos filmes da Disney. Quando criança, o único longa que lembro de assistir é O Rei Leão (1994). Somando aos que vi posteriormente, a lista não deve passar de 5 filmes (e ainda sem real interesse). Minha ligação afetiva é zero.
Entretanto, vivo cercado de gente que adora os filmes do estúdio de animação. Sendo assim, pedi para a minha amiga Marcela, entusiasta das trilhas-sonoras dos desenhos, ranquear um Top 10 das suas músicas prediletas. Vale dizer que é um ranking pessoal de uma leiga em música, mas grande admiradora dos filmes. Era exatamente o que eu procurava. Neste segmento, mais do que nunca, o coração é maior que a razão.
Ouvi as músicas sem o vínculo emocional e conhecimento narrativo, fator que prejudica muito a minha percepção. Entretanto, a experiência é válida. Também já fui ciente que se tratava de trilhas para filmes infantis - no melhor sentido que essa palavra pode ter -, feita dentro de uma indústria poderosíssima que não necessariamente prioriza ousadia estética. Eu não estava esperando grandes transgressões, mas "apenas" boas canções. Posso dizer que obtive isso.
Eis a lista e meus breves pitacos. Se vocês também gostam deste segmento, deixem nos comentários suas trilhas prediletas
*Obs: todas as faixas estão na versão original. Não sei como ficou a adaptação para os filmes no Brasil.
Miguel & Natalia Lafourcade - Remember Me (Coco)
Logo de cara um ponto positivo, visto que já assisti o bonito filme Coco (2017) e adoro a Natalia Lafourcade. Acho uma faixa muito bem interpretada, gosto da melodia, da levada de violão de nylon num estilo meio ranchera e da sua temática. Linda música!
Auli'i Cravalho - How Far I'll Go (Moana)
Aqui o padrão de gravação grandiloquente da Disney se faz presente numa balada que, com pequenas mudanças, poderia estar no repertório da Taylor Swift. A canção é muito bem interpretada e tem um refrão grudento. É mais que o suficiente. É bobinha, claro, mas eu gostei.
Samuel E. Wright - Kiss The Girl (A Pequena Sereia)
Uma voz profunda num arranjo cheio de detalhes proporcionando um colorido especial. E essa levada, é um reggae tratado como world music? Não entendi muito bem, mas é divertida.
Bruce Adler - Arabian Night (Alladin)
Arranjo e melodia espetacular. Fora que 78% das crianças devem ter tido o primeiro (e talvez único) contato com sonoridades árabes através do inicio desta faixa. Sua interpretação dramática também é certeira. Dá até para imaginar como seria o Bruce Dickinson cantando a música.
Vários - A Girl Worth Fighting For (Mulan)
Em pouco mais de 2 minutos, diversas possibilidades interpretativas dialogando numa canção mais uma vez brilhantemente arranjada. Gosto de vozes caricatas que dão vida aos personagens. Tem até um "pirata rouco" à la Tom Waits. Divertido.
Phil Collins - Transformation (Irmão Urso)
Puts, essa não gostei. É um pop-world music sem graça. Enquanto ouvia só consegui pensar "bem que o Peter Gabriel poderia ter feito essa trilha". No meu mundo, Phil sempre estará atrás do Peter. Mas vale a pergunta: foi o Phil Collins que gravou essa bateria? Eu apostaria que sim. Ou ao menos tentaram emular sua sonoridade reverberosa.
Phil Collins - Strangers Like Me (Tarzan)
É melhor que a anterior. Um pop robusto ok, mas ainda não faz a minha onda. Não consigo curtir a interpretação/timbre vocal do Phil Collins.
Phil Collins - You'll Be In My Heart (Tarzan)
Um hit da carreira solo do Phil Collins (ele canta em shows?). Embora seja MUITO brega, não nego que seu refrão é poderoso. A melodia é certeira. E curioso como surge uma virada de bateria à la "In The Air Tonight" no fim do primeiro refrão.
*Obs: já ouvi a versão na voz do Ed Motta ("No Meu Coração Você Vai Sempre Estar") e acho bacana.
Naomi Scott - Speechless (Aladdin)
Nossa, essa eu achei um saco! Uma balada melodramática chatíssima. Talvez no filme funcione (ou talvez só deixe a cena cafona, vai saber). Tudo muito genérico.
Vários - Hakuna Matata (O Rei Leão)
Ah, essa eu conheço. Na verdade lembro da versão em português. Acho divertida. Vale lembrar que a composição é do Elton John com o Tim Rice e a trilha como um todo foi assinada pelo Hans Zimmer. Nada mal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário