quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

RETROSPECTIVA 2019: Bandas que voltaram / Bandas que acabaram

Assim como faço todo mês de dezembro, chegou a hora da retrospectiva do ano. Aguardem posts sobre os grandes lançamentos (e relançamentos), as decepções, as músicas que não podem passar despercebidas, os melhores shows (entre os vistos por mim, claro), além de uma pequena homenagem aos ídolos da música que se foram.

Mas hoje falarei sobre as bandas que voltaram e as que encerraram as atividades. Sem mais delongas, vamos a elas!

BANDAS QUE VOLTARAM
Los Hermanos
Aquela conversa de sempre, vocês já sabem. Ao menos dessa vez eles lançaram uma faixa inédita, a legalzinha "Corre, Corre". Fora que lotar o Maracanã é uma conquista impressionante. Nem preciso dizer que já encerraram as atividades novamente, né?

Jonas Brothers
Alguém certamente deve se importar.

Bikini Kill 
Grupo importantíssimo e ainda necessário (sonoramente e socialmente). É ótimo ver a Kathleen Hanna novamente em cima dos palcos.

Sandy & Junior 
Achei legal (o fato do encontro, não necessariamente o resultado). Claro, eles gostam de dinheiro, mas ainda assim pareceu uma volta genuína de dois irmãos que querem se divertir e proporcionar momentos de felicidade aos fãs. A demanda era enorme, então porquê não. Eu, de longe, os respeito.

Beastie Boys 
Os dois remanescentes em show dirigido pelo Spike Jonze. Ao menos foi o anunciado, sendo que até agora não rolou nada. Por mais que o Adam Yauch faça uma gigantesca falta, para eu que não tive a chance de vê-los ao vivo, é uma oportunidade a ser comemorada. Vamos ver se rola.

Tiago Iorc 
Ele ficou um ano quieto, lançou uma musiquinha (até ok, chamada "Desconstrução") e já foi o suficiente para uma galera entrar na pilha de "Tiago Iorc voltou!". Honestamente, a mim não fez muita diferença nem o sumiço nem a "volta".

509-E 
Após 15 anos, a dupla formada pelo Dexter e Afro-X volta a se encontrar. Achei bem legal. Vão inclusive tocar no Lollapalooza.

Mr. Bungle
A banda do Mike Patton pré- Faith No More anunciou shows após 20 anos em pausa. E o mais absurdo, Scott Ian (Anthrax) e Dave Lombardo (eternamente Slayer) farão parte da reunião. Imperdível!

Supergrass
Mais um retorno anunciado para 2020. A banda ainda tem lenha para queimar. Acho que vai ser bacana.

Cansei de Ser Sexy 
Sem o Adriano Cintra. Em tempos de saudosismo, vale tudo. Se não levarem tão a sério (como fizeram no passado), pode ser divertido. Todavia, até o momento só tocaram no Popload Festival. Não sei se vai rolar mais coisas.

Bauhaus 
Anunciaram show com a formação original após 13 anos. Eu iria fácil. Promotores brasileiros, chegou a hora!

A Barca do Sol 
É verdade, foi apenas um show, mas faziam 38 anos que Marcelo Costa, Muri Costa, Jaques Morelenbaum e turma não subiam juntos no mesmo palco. Um encontro definitivamente bem legal.

Infectious Grooves 
Com o Mike Muir, Robert Trujillo e o Jim Martin (sim, o do Faith No More). Tocaram até no Brasil. Nada mal.

My Chemical Romance 
Esse blog definitivamente está velho. Eu falei sobre o fim da banda e agora falo sobre o retorno. Na época, disse que o MCR era o melhor grupo da safra emo 00's e que eles virariam cult com o passar do tempo. Não podem dizer que eu errei. Mas honestamente achei que eles demorariam mais para voltar.

Rage Against The Machine 
Só rolou o anuncio por enquanto. A coisa pra valer ficou para o ano que vem. Mas já é uma tremenda noticia.

Black Crowes 
Anunciaram o retorno e na mesma semana já foram para o palco. Tão rápido quanto provavelmente vai durar mais essa volta da banda. Aposto que ano que vem eles acabam novamente (e retornam lá pra 2022). Eles são assim mesmo. Quem não cair na picaretagem pode curtir.

Mötley Crüe 
Mas era óbvio que eles iam voltar. Vai dizer que vocês acreditaram naquele contrato? Eles são uma piada (no bom e mal sentido). É legal.

Circle Jerks 
Alguns poucos shows para comemorar os 40 anos do debut. Deve ser um showzão!

* Breve atualização: E o que dizer do retorno do John Frusciante ao Red Hot Chilli Peppers? Será que agora a banda volta a funcionar. Ao menos causa novamente interesse.

Lançaram novo trabalho após anos de repouso, embora não tenham propriamente anunciado o fim (maiores comentários no post sobre lançamentos): David Berman (via o seu derradeiro projeto, o Purple Mountains), Duster, L7, Mekons, Pedro The Lion, Pin Ups, Rammstein, Royal Trux, Som Nosso de Cada Dia, Stray Cats, The Who, TNGHT e Tool.


BANDAS QUE ACABARAM
Macaco Bong 
Novamente anunciaram o fim. E novamente eu lamento. Excelente banda.

UFO 
Eis mais uma famigerada tour de despedida. Inclusive vai passar pelo Brasil. Eu ficarei com os discos setentistas mesmo.

Tribalistas 
Daqui 15 anos voltam novamente? Não sei, só sei que neste meio tempo não fará falta.

BTS 
O famigerado grupo de k-pop anunciou uma pausa na carreira. Não fui procurar saber mais nada porque a mim pouco importa, mas vale deixar registrado.

Som Nosso de Cada Dia 
Com a morte do Pedrão, chega ao fim um dos melhores grupos do rock progressivo brasileiro. Vale lembrar do bom disco que eles lançaram este ano e que pouca gente deu bola.

Skank
Ainda vai rolar uma tour de despedida em 2020, mas Samuel Rosa já fez declarações bastante honestas sobre o fim do grupo. Diga-se de passagem, uma das bandas mais dignas do pop rock nacional. Ele ter sugerido o fim de outros grupos como Capital Inicial e Jota Quest foi de grande atitude.

The Pains Of Being Pure At Heart 
Era uma banda bacana (ao menos o debut é ótimo), mas confesso que sequer lembrava da existência. O mercado é ingrato.

Big Ups 
Boa banda de post-hardcore/indie rock formada nesta década e que encerrou sem causar muito burburinho.

Worst 
A banda sucumbiu diante da postura questionável dos integrantes. Não tô acusando eles de serem ligadas a nenhuma ideologia extremista, me refiro a atitude "ogra" juvenil meio besta. Não vai fazer muita falta.

The Muffs 
Com a morte da Kim Shattuck, não há muito mais o que fazer.

Soundgarden 
Após a morte do Chris Cornell, o final era óbvio, mas só agora foi anunciado.

Slayer 
Com tour de despedida aclamada e elevados ao status de ícones (merecidamente). Se não engatarem uma volta picareta, serão lembrados devido a gigantíssima competência e dignidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário