quinta-feira, 25 de outubro de 2018

TEM QUE OUVIR: LL Cool J - Mama Said Knock You Out (1990)

Em 1990 o hip hop estava efervescente. Diferentes cenas eclodiam por todo os EUA. Quem não estava em alta era o LL Cool J, rapper que muito havia contribuído para o desenvolvimento do estilo, mas que após fazer algumas concessões sonoras, aparentava ter perdido seu prestígio. Sendo assim, em seu quarto álbum, o clássico Mama Said Knock You Out, ele decidiu recuperar o posto de grande MC que é.


Lançado pela Def Jam, o álbum logo de cara apresenta "The Boomin' System", sampleando James Brown e com LL Cool J rimando com a autoridade de um dos precursores do rap.

Ainda que com um beat denso, não dá para negar a veia pop presente em "Around The Way Girl". Por outro lado, sua metralhadora verbal em "Mama Said Knock You Out" é tão arrebatadora que lhe rendeu o Grammy de melhor performance de rap.

Por trás do groove de "To Da Break Of Dawn" - vale lembrar que a faixa foi lançada enquanto single pela Motown -, havia na letra um forte ataque (diss) endereçado ao Mc Hammer e Ice-T.

É possível ainda destacar a quase rockeira "Mr. Goodbar" e tão dançante quanto marrenta "Illegal Search".

Voltando a abordar temas corriqueiros das ruas, Mama Said Knock You Out (1990) é o registro definitivo de um rapper inquieto em seu auge consideravelmente tardio. Não por acaso o veterano e prestigiado crítico Robert Christgau elegeu esse o melhor disco daquele ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário