terça-feira, 11 de abril de 2017

TEM QUE OUVIR: The Doors - L.A. Woman (1971)

É difícil passar ileso diante da carreira apoteótica dos Doors. Entretanto, verdade seja dita, após um álbum de estreia emblemático lançado em 1967, a música do grupo foi jogada para segundo plano devido os shows tumultuados, bebedeiras que viravam caso de policia e a imagem de poeta/sex symbol de Jim Morrison. Os discos seguintes, ainda que ótimos, não receberam o devido destaque.

Foi então que após o subestimado Soft Parade (1969), o grupo colocou a bola no chão e deu uma guinada bluseira ao seu som, voltando a soar relevante perante mídia e público. As características já estavam em Morrison Hotel (1970), mas L.A. Woman (1971) foi o aperfeiçoamento dessa nova fase da banda.


Sendo um cruzamento do Love com o Velvet Underground, o álbum soa lisérgico e perigoso. A começar pela grooveada "The Changeling", guiada pela órgão borbulhante do Ray Manzarek, temperado por um solo interessante do subestimado Robby Krieger e com berros graves/ébrios do Morrison. A gravação parece bastante espontânea. 

Envolto a porralouquice do seu líder, o grupo soa divertido e bem humorado, principalmente em "Love Her Madly". Já a balada "Hyacinth House" chega a ter certa doçura.

O blues fala alto na pedrada "Been Down So Long", na embriagada "Cars Hiss By My Window", na sexual "Crawling King Snake" e na misteriosa "L'America", essa última dona de ótimo riff.

Mas os clássicos do álbum são mesmo "L.A. Woman", um épico estradeiro de momentos delirantes; e "Riders On The Storm", faixa climática conduzida pelo baixo do Jerry Scheff, a bateria pontual do John Densmore e o órgão característico de Manzarek.

Barbudo, gordo, bêbado e aparentando 50 anos embora tivesse apenas 27, Jim Morrison morreu três meses após o lançamento do disco. Embora os três sobreviventes tenham lançado outros trabalhos, L.A. Woman é a verdadeira saída de cena de uma banda histórica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário