quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

TEM QUE OUVIR: Prince - 1999 (1982)

Prince sempre foi um cara diferenciado no mundo da música. Audacioso, inquieto e virtuoso, o artista conseguia ser imponente mesmo sendo um nanico. Embora com discos anteriores excelentes, 1999 (1982) talvez seja a primeira grande obra do verdadeiro Rei do Pop.


Dando uma direção mais sintética para a sonoridade dos artistas que o influenciava - principalmente Sly Stone, George Clinton, Stevie Wonder e Jimi Hendrix - Prince tornou-se um Frankenstein da música.

A produção impactante da dançante "1999", a consciência pop do hit "Little Red Corvette" - com direito a ótimas guitarras - e o blues estranhamente modificado de "Delirious", já asseguram ao disco um lugar especial na história da música. Mas tem mais!

"Let's Pretend We're Married" é um épico do synthpop. Os ritmos programados e vozes processadas em "Automatic" devem ter agradado os integrantes do Kraftwerk. Já "D.M.R.S" é muito mais próxima do Giorgio Moroder, invocado eletronicamente as passagens mais funkeadas da disco music. Fora o groove contagiante da sexual "Lady Cab Driver", dona de ótima linha de baixo, bateria esquizofrênica, sintetizadores futuristas e solo de guitarra virtuoso.

Com exceção de alguns vocais, 1999 foi composto, tocado e produzido exclusivamente pelo Prince. Um dos momentos mais impressionantes do pop.

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