quarta-feira, 9 de novembro de 2016

MINHA NAMORADA E MEUS DISCOS MERDA: Close To The Edge, do Yes

Vire e mexe falo pra Re sobre rock progressivo (eu devo ser um saco!) e ela nunca entende do que se trata. Quem sabe com um exemplo prático a coisa fique mais fácil.

-------------------------------------------------------------------------------------

por Rena Alves, do Maria D'escrita

Demorei mas voltei.

Na semana passada o Juliano me indicou o álbum Close To The Edge da banda Yes. Dessa vez a indicação veio com um adendo: Eu só deveria ouvir as 3 primeiras músicas do álbum.*

Meu primeiro pensamento foi “vai ser coisa rápida”, até me deparar com a primeira música que tinha 18 minutos e 38 segundos de duração! Para uma ansiosa isso é tortura. Só de olhar pro Spotify eu já tava me tremendo. Loucuras minhas à parte, vamos para as loucuras do Yes.

A primeira música, que dá nome ao álbum, tem vibe de natureza no inicio e me pareceu legal. Mais ainda quando surge a guitarra nela. Teve um sonzinho de cordas tocadas bem rápido que eu adorei e um “ahhhh” que eu achei desnecessário.

É claro que em dado momento a ansiedade bateu e eu queria logo era passar de música, mas foi aí que rolou um tipo de transição e a música pareceu virar outra. Fiquei me perguntando se o Yes é tão bom a ponto de saber em que momento fazer essa transição.

Mas não pensem que essa transição foi só alegria. Os próximos minutos eram instrumentais e eu tenho um pouco de bode de música instrumental (me julguem). Mas, mais uma vez, a banda foi certeira e uma voz surgiu quando eu já estava ficando cansada novamente. Depois de tudo isso ainda me restavam TREZE minutos de música. Pensem no meu pé torto batendo no chão e meu dedo querendo clicar em “next”.

Fui pro Facebook, voltei e ainda me restavam 9 minutos de "Close To The Edge". Essa parte era meio dark e eu definitivamente não curti pois sou mais do sol do que das trevas. Podiam ter terminado a música de maneira ótima hein, YES? Mas não, exageraaados que só eles.

Enfim, a música termina com um som de natureza similar ao inicio e foi aí que a brisa bateu. "Close To The Edge" é como um mundo todo dentro de uma só música. Eu tive varias sensações, momentos, pensamentos e ela amarrou tudo isso muito bem. Caramba Yes, vocês são danadinhos mesmo, hein!?

Depois de uma vida para analisar a primeira música, eu fui para "And You And I", que já me encantou logo no comecinho. Pareceu algo um tanto psicodélico e já tinha gente cantando desde o inicio. Prefiro assim! Essa também parecia ter mais uma música dentro a música, mas dessa vez gostei de ambas.

Pra finalizar ouvi "Siberian Khatru". Que chave de ouro! Música animada, gostosa e me deu vontade de sair dançando por aí. Parece música da Disco, não?

Enfim, coisa de maluco esse disco. Mas eu não esperava algo diferente do meu namorado. Apesar das estranhezas eu simpatizei com as músicas e achei bem interessante o misto de sensações/impressões que elas me trouxeram.

Bom feriado, pessoal! Até a próxima quinzena!


*Obs: Apenas quis livra-la das bônus tracks.

Nenhum comentário:

Postar um comentário