domingo, 13 de março de 2016

TEM QUE OUVIR: Emerson, Lake & Palmer - Pictures At An Exhibition (1971)

O rock progressivo é um gênero de excessos, mesmo quando feito por um trio. É isso que fica claro em Pictures At An Exhibition (1971), terceiro trabalho do Emerson, Lake & Palmer.


Formado respectivamente por membros oriundos dos grupos The Nice, King Crimson e Atomic Rooster, o EL&P nasceu como um supergrupo inglês, conquistando respeito no difícil mercado americano, chegando ao cúmulo deste álbum ser um dos recordistas de importação, já que nenhuma gravadora americana bancava seu lançamento.

Sendo os três músicos virtuosos de seus instrumentos, não é difícil encontrar no álbum passagens intricadas, que por vezes foi vista como puro exibicionismo, para deleite de uns e detrimento de outros.

Fato é que a ousada interpretação por um trio rockeiro da obra do compositor erudito russo Modeste Mussorgsky é a epifania egocêntrica - mas de extrema excelência -, do rock progressivo e do que ficou conhecido como rock sinfônico.

Todavia, vale dizer que, alinhada a essa perfeição técnica, havia um estrondo violento, alcançado pela execução visceral e timbres volumosos. Aqui o progressivo não é pomposo.

Basta a introdução de "Promenade" para voltarmos num tempo em que o rock era feito por instrumentistas e não estudantes de publicidade.

Entre tantos méritos individuais, não tem como não enaltecer o estilo desbravador de Keith Emerson, que levou sintetizadores - que eram verdadeiros trambolhos -, para o palco, popularizando não só o Moog e Hammond, mas também uma linguagem que fundia boogie-woogie com Tchaikovsky. 

Atenção ainda para a bateria consistente, repleta de levadas complexas em compassos absurdos do Carl Palmer. E claro, a voz doce de Greg Lake, que se contrapunha ao seu monstruoso timbre de baixo.

O que um dia foi tendência e depois ficou careta, hoje se mostra desafiador e rebelde.

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