quarta-feira, 18 de novembro de 2015

TEM QUE OUVIR: Thin Lizzy - Jailbreak (1976)

O Thin Lizzy é cultuado na Irlanda desde o seu primeiro disco. Com elementos de hard rock, heavy metal, r&b e da música tradicional do país - além de um clima etílico típico dos pubs locais -, a banda transcendeu o sucesso local para tornar-se um fenômeno global. Isso se deu no clássico Jailbreak (1976), sexto lançamento do grupo, dono de capa estupenda.


Liderado por Phil Lynott, o baixista/vocalista/compositor de voz potente e groove natural, o grupo reúne neste disco composições com a maturidade e a potência necessária que qualquer banda de hard rock deveria atingir, embora poucas consigam.

"Jailbreak" abre o disco evidenciando riff e refrão fáceis e pegajosos. Não por acaso a faixa tornou-se um sucesso. Outro hit avassalador é "The Boys Are Back In Town", dona de linha de baixo elegante e aquele estilo vocal "meio falado" tão característico de Phil. Faixas como "Runnin Back" e "Romeo And The Lonely Girl" também se mostram bastante acessíveis, principalmente pela força de seus refrães.

Em "Angel From The Coast", paralelo a um groove dançante, a dupla de guitarras formada Brian Robertson e Scott Gorham despeja melodias dobradas que tanto influenciaram grupos como Iron Maiden. Em termos de guitarra, é impossível também não destacar a faixa "Warriors" e a pesada "Emerald".

Todavia, nada consegue soar melhor que "Cowboy Song", canção dona de dinâmica crescente, refrão cativante, guitarras melodiosas/rockeiras e a voz potente de Phil Lynott em um de seus grandes momentos.

Pouco depois o grupo se consagraria com o ao vivo Live And Dangerous (1978), disco também excelente, mas repleto de overdubs, sendo assim preferível ouvir as canções em sua forma original de estúdio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário