quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

TEM QUE OUVIR: Earth, Wind & Fire - That's The Way Of The World (1975)

Narrar a história de That's The Way Of The World (1975) é percorrer por fracassos. Primeiro do filme homônimo, que caiu no limbo deixando ao menos essa brilhante trilha sonora para posteridade. O segundo fracasso é do Earth, Wind & Fire, que mesmo com cinco discos na bagagem, ainda não havia conseguido grande sucesso comercial.


Foi na sexta tentativa que as coisas começaram mudar para a banda. Guiados pelo carismático Maurice White e o espetacular baixista Verdine White, o grupo fez do trabalho uma coleção de hits. A começar por "Shining Star", dona de balanço contagiante e passagens que ajudariam a popularizar a disco music anos depois.

A balada "That's The Way Of The World" também fez enorme sucesso. Seus vocais agudos e arranjo esplêndido são um símbolo da produção fonográfica da época. O mesmo vale para "Reasons", uma canção de grande apelo radiofônico, mas que passa longe da mediocridade. 

O groove de "Happy Feeling" (que baixo!), o instrumental afiado de "Africano", o tempero tão latino quanto jazzistico de "See The Light", a dançante e cheia de metais "Yearnin' Learnin'", além do arranjo quase cinematográfico da balada romântica "All About Love", completam esse trabalho espetacular.

Ao ouvir That's The Way Of The World, não pude deixar de pensar em qualidades oriundas ao "funk" e "pop" que foram perdidas. E digo isso sem qualquer juízo de valor moralista, é apenas a impressão que fica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário