sexta-feira, 30 de outubro de 2015

TEM QUE OUVIR: Free - Fire And Water (1970)

Que o auge do rock ocorreu entre o final da década de 1960 e o começo da década de 1970 é bastante perceptível para a grande maioria das pessoas. O que muitos ainda não perceberam é que havia muito mais neste período que Led Zeppelin, Black Sabbath e Pink Floyd. Um entre tantos exemplos é o Free, grupo inglês que lançou em 1970 seu terceiro álbum, o espetacular Fire And Water.


Com as raízes fincadas no blues e R&B, a banda trazia em sua linha de frente o vocalista Paul Rodgers e o guitarrista Paul Kossoff. Pouco depois entrou o prodígio baixista Andy Fraser - que desde os 15 anos já havia tocando com os grandes nomes do blues inglês, vide John Mayall & The Bluesbreakers - e o baterista Simon Kirke, dono de um ritmo preciso, reto e, de certa forma, com o freio de mão puxado.

Paul Rodgers traz forte influência da música negra em seu cantar, soando melódico, dramático e de timbre enorme. Seu estilo tem classe, é empostado e mais grave quando comparado aos seus contemporâneos de hard rock inglês. Destaques nestes aspectos estão na sacolejante "Fire And Water" e na balada "Remember".

Já o guitarrista Paul Kossoff é dono de um dos mais impressionantes timbres e vibratos da história da guitarra. Seu solo no hit "All Right Now" não por acaso tornou-se emblemático. 

Como esquecer também da linha de baixo do Andy Fraser na espetacular "Mr. Big"? É um som robusto, gorduroso e melodicamente viajante.

Em 1976, Kossoff morreu prematuramente após enfrentar problemas com drogas. Enquanto isso, Paul Rodgers fazia enorme sucesso ao lado do Simon Kirke no Bad Company (e décadas depois saiu em turnê com o Queen). Já o Free, embora de sucesso moderado, tornou-se um nome indispensável do hard rock de todos os tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário