terça-feira, 29 de setembro de 2015

TEM QUE OUVIR: Spiritualized - Ladies And Gentlemen We Are Floating In Space (1997)

Jason Pierce é um artista inquieto que circula pelo rock alternativo desde meados da década de 1980, via o esquisitão Spacemen 3. Na década de 1990 sofreu uma ruptura e criou o Spiritualized, grupo que passeia pelo dream pop, blues, gospel, shoegaze, rock psicodélico e space rock. Em 1997, atingiu o auge de sua criatividade com o aclamado Ladies And Gentlemen We Are Floating In Space, uma visão futurista do passado.


Tido como um remédio para a cabeça, o disco vem numa arte gráfica que faz jus a sua função. Esse processo químico/sonoro é feito sob supervisão/influência do despirocado/lendário Dr. John, que participa da épica jam transcendental "Cop Shoot Cop...".

A parede sonora se faz presente no arranjo e na produção grandiosa - com traços de Phil Spector e Brian Wilson - em faixas como "Come Together" (com direito a coral gospel) e "All Of My Thoughts" (um "shoegaze" viajante com metais, gaita, órgão e dinâmica variável). A melodia sinfônica domina a lindamente avassaladora "Broken Heart", fazendo da canção um pequena pérola inutilizada de trilha sonora. 

É delirante o approach espacial que tem canções como "I Think I'm In Love" (preenchida por pequenos ruídos) e a cacofônica drone-free-jazz "The Individual". Já "Stay With Me" chega a invocar Syd Barrett e John Cale, enquanto "No God Only Religion" é um perfeito encontro do krautrock com o rock in opposition. 

Entre os momentos de mais fácil compreensão estão a garageira "Electricity", a melodiosa "Cool Waves" e a vidrante faixa de abertura que batiza o álbum. 

NME, Pitchfork, Uncut, Q, Spin e Melody Maker foram algumas das publicações que rasgaram seda para a obra. Spiritualized tem seu lugar reservado no rock alternativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário