sexta-feira, 7 de agosto de 2015

TEM QUE OUVIR: 13th Floor Elevators - The Psychedelic Sounds Of The 13th Floor Elevators (1966)

Muitos atribuem, com certa doze de razão, a São Francisco o posto de berço do rock psicodélico. Todavia, uma lenda local de Austin (Texas) é que é a verdadeira embaixadora dos elementos lisérgicos no rock. Falo do 13th Floor Elevators.


Fazendo estardalhaço bluseiro/caipira desde 1965, a banda lançou no ano seguinte uma pérola cult do rock psicodélico: The Psychodelic Sounds Of The 13th Floor Elevators, uma obra alucinante da capa até a ultima nota.

Embora o disco não tenha feito grande sucesso, "You're Gonna Miss Me" conseguiu chamar atenção do público. Também, não dava para passar indiferente diante de tamanha paulada, iniciada com um riff de guitarra estrondoso, recheada por berros uivantes dignos de um James Brown psicótico. Um clássico do acid rock e garage rock.

O dono de tal voz potente é Roky Erickson, um jovem talentoso que fez de suas experiências com LSD, cogumelos, mescalina e o que mais pintasse pela frente, combustível para sua música. Infelizmente, o cobaia pagou alto preço por isso. Ao ser apanhado com maconha, teve que escolher entre ir pra prisão ou pra um manicômio. Escolheu a segunda opção e se deu mal. Entre choques elétricos e doses cavalares de amplictil, virou um zumbi atormentado por, segundo ele, "marcianos, demônios e outras aberrações". A banda não passou do ano de 1968.

Mas o que encontramos no disco? A fantasmagórica "Roller Coaster", a bela balada "Splash 1", a espacial "Reverberation (Doubt)", a sombria/detetivesca "Fire Engine" (regravada pelo Television) e a intensa "Tried To Hide". Todas embaladas pelo estranho som de um jarro microfonado usado como instrumento de sopro.

Ídolos locais de Austin, o grupo demorou décadas para transcender os limites da terra natal. Todavia, hoje são reconhecidos como ícones do rock psicodélico, tendo influenciado integrantes do ZZ Top, The Stooges, Ramones, Mudhoney, Jesus And Mary Chain, Butthole Surfers, Primal Scream, Spiritualized, dentre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário