Para estruturar essa sua nova fase, Bowie se uniu no estúdio Electric Ladys com um time de estrelas conhecidas apenas pelos fãs de soul music: Carlos Alomar, guitarrista porto-riquenho que havia tocado com James Brown; Andy Neewmark, baterista que fez parte da Sly And The Family Stone; David Sanborn, requisitado saxofonista que gravou com Stevie Wonder, Albert King, Gil Evans e Todd Rundgren; dentre outros talentosos músicos.
Logo na virada de bateria e na melodia de sax da introdução de "Young Americans", já elevamos o astral ao máximo. Extremamente swingada e atenta aos problemas sociais enfrentados pelos jovens americanos, a faixa tem um refrão em coro irradiante.
Enquanto Carlos Alomar e Bowie brilham na bela "Win" e na balada delirante/dançante "Right", quem rouba a cena na grooveada "Fascination" (sobre cocaína?) é o baixista Willie Weeks.
Mais uma vez guiado pelo sax de Sanborn e com influência da música gospel, "Somebody Up There Likes Me" se revela um ataque a Nixon. Já "Can You Hear Me" é muito mais simples em sua temática romântica, embora dona de arranjo orquestrado primoroso.
O álbum ainda reserva duas participações importantíssimas: a do guitarrista Earl Slick e do eterno beatle John Lennon. Ambos marcam presença em "Across The Universe" - a única que remete aos tempos de Ziggy Stardust, para muitos melhor que a versão original do grupo de Liverpool e dona de ótima bateria de Dennis Davis -, e "Fame", o grande sucesso do disco, que fecha a obra atacando a indústria da música. O hit é sustentado pela guitarra ultra swingada de Alomar.
Logo na virada de bateria e na melodia de sax da introdução de "Young Americans", já elevamos o astral ao máximo. Extremamente swingada e atenta aos problemas sociais enfrentados pelos jovens americanos, a faixa tem um refrão em coro irradiante.
Enquanto Carlos Alomar e Bowie brilham na bela "Win" e na balada delirante/dançante "Right", quem rouba a cena na grooveada "Fascination" (sobre cocaína?) é o baixista Willie Weeks.
Mais uma vez guiado pelo sax de Sanborn e com influência da música gospel, "Somebody Up There Likes Me" se revela um ataque a Nixon. Já "Can You Hear Me" é muito mais simples em sua temática romântica, embora dona de arranjo orquestrado primoroso.
O álbum ainda reserva duas participações importantíssimas: a do guitarrista Earl Slick e do eterno beatle John Lennon. Ambos marcam presença em "Across The Universe" - a única que remete aos tempos de Ziggy Stardust, para muitos melhor que a versão original do grupo de Liverpool e dona de ótima bateria de Dennis Davis -, e "Fame", o grande sucesso do disco, que fecha a obra atacando a indústria da música. O hit é sustentado pela guitarra ultra swingada de Alomar.
O Camaleão mais uma vez ditou tendências. Poucos anos depois, a disco music estouraria diluindo muito do que Bowie já havia conquistado em Young Americans.
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