sábado, 29 de agosto de 2015

50 anos da Jovem Guarda

A Jovem Guarda comemora meio século. Não de existência, mas de saudosismo, visto que não deixou grande fruto. Mas embora bobinhas, muitas das canções feitas nesse período guardam em si um encanto eterno.

Muito mais que um programa de televisão, a Jovem Guarda foi o primeiro grande momento do rock brasileiro. Tiveram anteriormente artistas flertando com gênero? Sim, vide Nora Ney e Cauby Peixoto. Mas foi a trupe liderada pelo Roberto Carlos que fez do iê-iê-iê dos Beatles um estilo jovem/pop no Brasil.

Para homenagear esse período/estilo, postarei as músicas que, para mim, melhor representam a Jovem Guarda.

1º Adendo: Conheço pouco de Jovem Guarda.
2º Adendo: Sempre achei interessante como, apesar do movimento ser influenciado diretamente pelos Beatles, quando o grupo inglês evoluiu para algo mais psicodélico, quem deu essa virada no Brasil foram os tropicalistas, deixando a Jovem Guarda comendo poeira. Inteligentes/talentosos que são, Erasmo e Roberto sobreviveram em outros territórios.
3º Adendo: Odair José é muito legal, mas não é Jovem Guarda.

Roberto Carlos - Quero Que Vá Tudo Pro Inferno
Dispensa apresentações. Embora minha fase predileta do Roberto esteja entre 1967 e 1972, é inegável que o trabalho enquanto compositor do Rei já estava afiado no auge da Jovem Guarda. Destaque para o teclado do mitológico Lafayette.

Erasmo Carlos - Pode Vir Quente Que Eu Estou Fervendo
Um clássico atemporal do rock nacional. Erasmo sempre foi um grande compositor.

Erasmo Carlos - Festa de Arromba
Uma curiosidade: o programa Jovem Guarda era pra se chamar Festa de Arromba. Todavia, acharam que, conforme a musica fosse saindo de cena, o programa perderia forças. Daí veio a ideia de Jovem Guarda, surrupiada de um discurso de Lênin em que ele diz: "o futuro pertence a jovem guarda, porque a velha está morta".

Wanderléa - Prova de Fogo
Ao lado de Roberto e Erasmo, a Ternurinha foi ponto chave na Jovem Guarda. De voz forte e belas pernas amostra, não teve um jovem sequer da época que não tenha ficado apaixonado pela Wanderléa.

Renato & Seus Blue Caps - Não Vá Embora Sem Me Dizer
Os "Beatles brasileiros"! Exagero, claro. Não eram tão bons compositores, mas eram ótimos músicos. O que fazer? Regravar clássicos da banda de Liverpool. Deu muito certo.

Os Vips - A Volta
Composição de Roberto e Erasmo numa ótima versão com Os Vips. 

Os Incríveis - O Milionário
Essa guitarra do Risonho é sensacional! Grande grupo do qual fez parte o ótimo baterista Netinho e multi-instrumentista Manito.

Eduardo Araújo - O Bom
Eduardo Araújo é um nome subestimado do rock nacional. Além dessa que é uma das grandes musicas da época, permaneceu até a primeira metade da década de 1970 lançando bons trabalhos.

Leno e Lilian - Não Acredito
Talvez minha música predileta de toda a Jovem Guarda. Essa versão para a clássica canção dos Monkees tem a alegria que seria explorada posteriormente pelos Mutantes.

Antonio Marcos - Você Pediu E Eu Já Vou Daqui
Embora hoje pouco lembrado pela nova geração, basta conversar com alguém que viveu o auge do movimento para perceber o quando Antonio Marcos fez sucesso.

Ronnie Von - Meu Bem
Tá certo que Ronnie Von nunca colocou os pés no palco da Jovem Guarda. Muito pelo contrário, rivalizava com outro programa. Todavia, o Pequeno Príncipe antes de lançar os hoje cultuados discos psicodélicos, fez bastante sucesso com canções de sonoridade típica da Jovem Guarda, sendo assim, eu acabo colando no mesmo saco. Sem ofensas, Tio Ronnie.

The Jordans
Tenho uma simpatia extrema por esses veteranos da Mooca que até hoje mantém o legado da música instrumental no estilo do Shadows. Tudo com muito carisma e qualidade. E o Aladdin é um senhor guitarrista.

Silvinha Araújo - Splish Splash
Essa talentosa cantora infelizmente acabou abandonando sua carreira dentro da música pop para se enveredar no ramo dos jingles (alguns dizem que por pressão/ciúmes do Eduardo Araújo), onde obteve bastante êxito. Talvez tenhamos perdido a grande estrela pop brasileira.

Golden Boys - Pensando Nela
Ótima versão para "Bus Stop" do Hollies. É legal como um grupo vocal quase doo-wop pega elementos instrumentais do beat inglês e cria algo único.

Jerri Adriani - Calcei Sapatos Novos
Figura carismática, grande cantor e ótimas canções, vide essa.

Outros nomes importantes que percorreram pelos caminhos da Jovem Guarda:
Sérgio Reis, Vanusa, Wanderley Cardoso, Deny e Dino, Martinha, Ronnie Cord, Paulo Sérgio, Trio Esperança, Lafayette e Seu Conjunto, The Fevers, O'Seis (Pré-Mutantes), Os Minos (grupo do Pepeu Gomes), Brazilian Bitles, Os Baobas, Carlos Imperial (sim, ele mesmo!), dentre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário