terça-feira, 4 de agosto de 2015

0025: The Kinks - You Really Got Me (1964)

O Kinks surgiu sem fazer grande burburinho. Apesar da excelência, seus dois primeiros singles passaram completamente despercebidos. Mas com "You Really Got Me" a coisa começou a mudar.

Lançado como single e posteriormente presente no clássico disco de estreia do grupo, a canção escancara as intenções da banda. Ray Davies começara a projetar sua genialidade.

Seu riff por si só já é emblemático, mas a música é mais que isso. O uso de power chords, o timbre distorcido alcançado através de cortes de gillette no falante do amplificador, o solo visceral, a bateria pesada, a pandeirola dançante, a voz convicta... resumindo, uma composição/execução/gravação brilhante feita por um dos mais importantes grupos da invasão britânica.

Tem quem diga que a guitarra foi gravada pelo Jimmy Page. Alguns negam (Dave Davies não quer largar o osso), outros afirmam, mas ninguém parece ter certeza. De fato está que o teclado foi gravado pelo Jon Lord (sim, o mesmo que posteriormente encabeçou do Deep Purple).

Entre regravação do Van Halen e ótimas posições em qualquer lista de melhores canções do rock, a audição de "You Really Got Me" continua acachapante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário