Se assemelhando a um pastor alucinado, George Clinton se porta como um verdadeiro mestre de cerimônia (MC), jogando falas delirantes enquanto Maceo Parker (sax), Bootsy Collins (baixo), Fred Wesley (trombone), Bernie Worrell (teclado) e Jerome Brailey (bateria) dilaceram seus instrumentos.
Guiado pelo baixo espacial de Bootsy, "P-Funk (Wants To Get Funked Up)" é memorável devido seu simples e empolgante refrão. Não é nenhum absurdo ao ouvir "Mothership Connection" associar aos rockeiros do Primus e aos momentos mais divertidos de rappers como Snoop Dogg. Qualquer semelhança de "Night Of The Thumpasorus People" com "Remedy" do Black Crowes também não deve ser descartada.
O groove que embala "Unfunky UFO" é extremamente dançante, sendo o maior exemplo da nova abordagem/vertente dada ao funk pelo George Clinton, comumente chamada de p-funk.
Os sintetizadores (elemento eletronico até então nem tão presentes na música negra) de "Supergroovalisticprosifunkstication" remetem aos filmes de ficção científica. O mesmo vale para a divertida/bizarra capa, contendo o Clinton prestes a se jogar de uma nave espacial.
O naipe de metais, as várias possibilidades de vocalização e o timbre de baixo borbulhante (tipico do Bootsy) ditam a direção na ótima "Handcuffs". Todavia, foi mesmo "Give Up The Funk (Tear The Roof Off The Sucke)" o grande hit do disco, levando o trabalho a ser um grande sucesso na época e, posteriormente, alçando o prestigio digno de um dos grandes clássicos da black music.
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