sexta-feira, 15 de maio de 2015

TEM QUE OUVIR: Ray Charles - Modern Sounds In Country And Western Music (1962)

Ray Charles sempre foi um cantor e pianista muito acima da média. Todavia, suas improváveis fusões de estilos quase se sobressaem a sua performance. Após anos servindo a Atlantic Records, distribuindo hits que transitavam entre o jazz, gospel, blues e r&b, ele eclodiu no sucesso de Moden Sounds In Country And Western Music (1962), que tornou pop a música country através de arranjos primorosos.


Um cego trabalhando num repertório country era indiferente. O que causava espanto era um negro fazendo isso. Felizmente, após grandes divergências, a ABC-Paramount concordou em lançar o disco. O impacto social, além de musical, foi estrondoso. 

Entre performances espetaculares de uma big band jazzistica - com direito a naipe de metais, cordas e grandiosos backing vocals -, Ray Charles coloca seu canto pontual e elegante na divertida "Just Little Lovin'" e na brilhante "Careless Love". 

Os arranjos pomposos, quase cinematográficos, de lindas canções como "I Love You So Much It Hurts" e "I Can't Stop Lovin You" - que o Van Halen anos depois brincaria dando razão as palavras de Ray - são de chorar. Enquanto "Half As Mush" é uma balada dançante, "You Don'T Know Me" se joga numa melodia comovente. "Born To Lose" é tristonha por natureza, mas mantém a elegância.

Impossível não imaginar Johnny Cash ou Elvis Presley cantando composições como "Worried Mind", embora Ray tenha se saído possivelmente melhor que ambos. Hank Williams certamente também não reclamaria das versões de "You Win Again" e "Hey, Good Lookin". Falando em regravações, a acelerada "Bye Bye, Love" (The Everly Brothers) foi um hit na época.

O sucesso do trabalho possibilitou um volume dois, que também teve grande êxito artístico e comercial. Mas por sua inventividade, é esse o clássico indiscutível da música pop americana. 

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