sexta-feira, 1 de maio de 2015

TEM QUE OUVIR: Judas Priest - British Steel (1980)

O Judas Priest tem muitas similaridades com o Black Sabbath. Além de serem bandas oriundas Birmingham, ambas foram precursoras do heavy metal. Acontece que, diferente do grupo liderado pelo Ozzy, o Judas nunca "negou" o metal. Eles abraçaram o rótulo e criaram muito do arquétipo do estilo. Coloque neste pacote a presença de palco, os arranjos para duas guitarras, a voz visceral/aguda e até mesmo as roupas de couro com rebites.


Embora com ótimos discos lançados durante a década de 1970, a popularidade da banda alavancou com o British Steel (1980). O trabalho se apropria da sonoridade pesada e melódica da NWOBHM, que despontava através de grupos como Iron Maiden, Def Leppard e Saxon.

"Breaking The Law" é um dos grandes hinos do heavy metal. A música tem um riff emblemático e refrão incisivo que, dependendo da interpretação do ouvinte, pode ser considerada um manifesto contra a homofobia no rock. Independente disso, a faixa é sem dúvida poderosa.

Rob Halford é um gigante. Sua voz de alcance impressionante é explorada na máxima potência somente quando necessária. A interpretação em faixas como "United" - belo refrão! - e "The Rage" beira a perfeição técnica.

Já os guitarristas Glenn Tipton e K.K. Downing se completam nos ótimos riffs de "Rapid Fire", "Grinder" e na espantosamente dançante "Living After Midnight".

É fácil imaginar headbangers na década de 1980 balançado a cabeça ao som de "Metal Gods", que na sua gravação contém o som de saco de talheres emulando o que seriam os passos dos "Deuses do Metal". A eterna ingenuidade do heavy metal num de seus momentos divertidos e criativos.

Com composições diretas e produção condizente com a época (e atenta a polidez do mercado americano), esse disco tornou-se um clássico do heavy metal difícil de ser batido. Não à toa sua capa é facilmente encontrada estampada em camisetas nos mais diferentes festivais de rock.

Um comentário:

  1. Esse é daqueles álbuns que quando você escuta pela primeira vez, jamais se esquece.
    Judas Priest iniciando os anos 80 com o pé na porta da frente!
    A melhor banda do heavy metal pra mim.

    ResponderExcluir