terça-feira, 28 de abril de 2015

TEM QUE OUVIR: The Flying Burrito Brothers - The Gilded Palace Of Sin (1969)

O rock nasceu como um cruzamentos de gêneros, mais precisamente do blues com a música country. Todavia, embora o blues seja desde sempre admirado tanto pelo público quanto pelos artistas - principalmente na Inglaterra -, a country music ficou estigmatizada como gênero de caipira americano.


Foram dois remanescentes do The Byrds, grupo que já bebia na música folk, que colocaram o country novamente em evidência no rock. Gram Parsons e Chris Hillman se juntaram ao baixista Chris Ethridge e o requisitado músico de pedal steel, Sneaky Pate Kleinow, para formar o importante The Flying Burrito Brothers.

The Gilded Palace (1969), disco de estreia do grupo, é clássico desde sua capa, contendo os quatro integrantes com uma vestimenta chamativa. Destaque para as folhas de maconha estampadas na roupa de Gram Parsons.

Musicalmente, é não menos que delicioso ouvir as aberturas vocais da dupla Parsons/Hillman. Os arranjos calcados no pedal steel (algumas vezes distorcido) são não menos que transcendentais. Com tais características, as ótimas baladas "Sin City" e "Do Right Woman" parecem feitas para nos transportar a Nashville. Já "Christine's Tune" e "Hot Burrito #2" são muito mais rockeiras, soando até mesmo psicodélicas.

Posteriormente, diversos artistas abraçaram o country rock - do Creedence ao Wilco, passando pelo Eagles e Meat Puppets -, mas The Gilded Palace Of Sin ficará para sempre como o disco embrionário do estilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário