quinta-feira, 9 de abril de 2015

TEM QUE OUVIR: Kanye West - The College Dropout (2004)

Responda rápido: existe algum artista que lançou seu disco de estreia no século XXI e que seja tão ou mais relevante (artisticamente e comercialmente) que o Kanye West? Eu acho que não. 


Assim como o efeito tostines, Kanye West é relevante porque a ascensão comercial do hip hop é enorme ou a ascensão é enorme devido o talento de Kanye West? Digo isso porque, antes mesmo dele lançar The College Dropout (2004), seu aclamado disco de estreia, ele já vinha há anos dando a cara em trabalhos do Nas, John Legend, Alicia Keys, Janet Jackson, Jay-Z, Common, Mos Def, dentre outros, sendo que os três últimos retribuíram a ajuda participando de seu debut.

Lançado (após muita resistência) pela mesma gravadora em que ele produzia suas parcerias, a Roc-A-Fella Records, o disco recebeu boas criticas e vendeu horrores. Isso se deu não só devido sua fama nos estúdios, mas através do sucesso de singles como a maravilha pop "All Falls Down" (nunca uma faixa guiada pelo violão soou tão bem no hip hop, também pudera, com um refrão desses!), a espetacular/criativa "The New Workou Plan" (arranjo caprichado) e a ganchuda balada "Slow Jamz" (com direito a participação do Jamie Foxx).

Entre outros destaques estão "We Don't Care" (de refrão pegajoso e baixo poderoso), "Never Let Me Down" (onde Jay-Z rouba a cena), a intoxicante (e num dançante 3/4) "Spaceship", a pesada "Jesus Walks", a pulsante "Get Em High" (que flow!) e a após quase acidente fatal "Through The Wire".

Isso sem contar as divertidas esquetes entre as faixas, vide a exuberante "Graduation Day", que soa como se cantores gospel usassem auto-tune; e a tentativa de soar como um Stevie Wonder jazzístico em "I'll Fly Away".

De produção arrojada e apelo pop, The College Dropout é um trabalho fundamental para entender o alcance do rap na música americana atual. No quesito ousadia, Kanye se sairia ainda melhor no futuro, mas é aqui que ele soa mais espontâneo e melhor resolvido sonoramente.

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