sexta-feira, 13 de março de 2015

Entrando na polêmica dos plágios (ou "Apenas "plágios" que EU identifiquei")

10 em cada 10 portais de músicas estão falando sobre plágio. Tudo isso porque o Robin Thicke e Pharrell Williams foram condenados a pagar uma fortuna para a família do Marvin Gaye por conta do plágio descarado da divertida "Blurred Lines", que copia na cara dura a fantástica "Got To Give It Up".

Como todo mundo está falando sobre plágio, postarei aqui músicas que, se não são cópias, ao menos parecem muito com outras.

Se quiserem saber sobre plágios concretos, vide os inúmeros do Led Zeppelin, ou casos históricos como quando Rod Stewart se rendeu ao Jorge Ben, procure em outro lugar. Postarei aqui apenas curiosas "semelhanças" que eu reconheci durante audições aleatórias, não que eu li em algum lugar. Se são plágios eu não sei, muito provavelmente não. Só estou jogando palha na fogueira mesmo.

Pixies ("Where Is My Mind") vs Smashing Pumpkins ("Today") vs Radiohead ("No Surprises")
Três das bandas mais importantes do rock alternativo em introduções com semelhanças. O incrível é que todas das faixas tiveram sucesso. A divisão rítmica e os intervalos melódicos são bastante parecidos (mas não idênticos). Ouçam e julguem. Não se deixe confundir pelos timbres distintos.

Pantera ("Rise") vs Helmet ("Unsung")
Riffs praticamente idênticos, não fosse o andamento mais arrastado do Helmet. Curiosamente, ambas foram lançadas em 1992, mas a do Pantera saiu antes. 

Led Zeppelin ("Going To California") vs Pearl Jam ("Given To Fly")
Essa todo mundo tá ligado, mas cheguei a conclusão sozinho. Até o Robert Plant já brincou com as semelhanças. Acho que foi na cara dura mesmo.

The Damned ("Life Goes On") vs Killing Joke ("Eighties") vs Nirvana ("Come As You Are")
Logo que conheci o Killing Joke, soube da acusação de plágio envolvendo "Come As You Are", que tem o riff "roubado" de "Eighties". Inclusive, pelo que me lembro (e pode conter erros), o Jaz Coleman abriu mão de processar a banda por conta do suicídio do Kurt Cobain. Posteriormente, o Dave Ghrol gravou as baterias de um disco do Killing Joke, o ótimo Killing Joke (2003). Agora, o que nunca tinha ouvido falar, é que "Life Goes On", lançada antes de todas, tem um riff igualmente parecido. Como você explica isso, Jaz Coleman? 

Muse ("Stockholm Syndrome") vs Dream Theater ("Never Enough")
Há semelhanças na melodia e até mesmo na forma e interpretação. É nítida a vontade do Dream Theater de dar uma "musesada".

The Byrds ("Mr. Spaceman") vs Raul Seixas ("S.O.S.")
Até a temática é parecida. Para um país que mal havia desenvolvido seu rock, acho natural copiar na fonte. Vale dizer que gosto muito mais da música do Raul que a do Byrds (que é bacana também, claro).
 
The Police ("Canary In A Coalmine") vs Caetano Veloso ("Eclipse Oculto")
Muito já foi dito sobre o Velô (1984) ser o álbum em que o Caetano surfa na onda da explosão mercadológica do rock nacional. O interessante é que ele fez isso tão bem, que acabou soando mais parecido com o Police do que o Paralamas. O astral das faixas é muito parecido.

Procol Harum ("Cerdes" (Outside The Gates Of)") vs Wilco ("Hate It Here")
Fui um dia ouvir a música do Procol Harum e de imediato lembrei dessa do Wilco. Os primeiros versos são melodicamente (e até interpretativamente) bem parecidos. Pra piorar, o solo da introdução tem a mesma "intenção". Não sei não...

Joy Division ("The Eternal") vs João Bosco ("Malabaristas do Sinal Vermelho")
Um daqueles casos que eu acho que é apenas coincidência melódica, embora até mesmo a temática guarde certa semelhança. Entretanto, não acredito que o João Bosco conheça a música do Joy Division. Nem por isso deixa de ser uma comparação interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário