sexta-feira, 14 de novembro de 2014

TEM QUE OUVIR: Daniel Johnston - Hi, How Are You: The Unfinished Album (1983)

Atualmente, graças aos avanços das tecnologias, é perfeitamente possível gravar e distribuir suas músicas sem sequer sair de casa. Todavia, antes mesmo da softwares de áudio e redes sociais serem inventadas, um jovem chamado Daniel Johnston - motivado exclusivamente pelo impulso artístico que latejava em sua produtiva e enlouquecida mente -, produziu Hi, How Are You (1983), uma pérola cult.


Lo-fi e minimalista na essência, seja por limitações técnicas e/ou estética, a obra é antes de tudo uma manifestação espontânea e singela. Gravado em seu porão, com poucos recursos e muito ruído, Daniel Johnston, a beira de um colapso psicótico, transita entre Bob Dylan e Elton John, agregando valores punk (DIY) ao folk, "criando" o "mercado" alternativo/indie. 

Assim como a espetacular capa - que anos depois estamparia a camiseta do Kurt Cobain -, contendo um monstro esquisitóide e uma apresentação simpática, o disco é belo em sua inocência e dono de alta perspicácia composicional, seja através de melodias agradáveis ou de letras que fundem o nonsense com a tristeza de um coração partido. Deste modo, até mesmo o instrumental rústico, a execução falha e a voz tímida, parecem contribuir com a obra, dando ainda mais profundida emocional para as composições. Os destaques que correspondem esses valores são "Walking The Cow", "I Am A Baby (In My Universe)", "Desperate Man Blues" e "Hey Joe". 

Entre aparições na MTV, listas de melhores discos em fanzines que ninguém lê, fitas caseiras (escute a maravilhosa 1990), internações em manicômios, devaneios espirituais e auto-boicote, Daniel Johnston sobrevive através do culto de nomes como Nirvana, Pearl Jam, Sonic Youth, PJ Harvey, Beck, Yo La Tengo, Wilco e Flaming Lips. Isso definitivamente não é pouca coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário