terça-feira, 2 de setembro de 2014

Eu estava errado, o thrash metal tem bons guitarristas solo sim!

Sempre gostei tanto do thrash metal (principalmente o americano). Todavia, não achava os guitarristas do estilo bons solistas. Curtia mais pelas bases caprichadas de caras como James Hetfield (Metallica), Scott Ian (Anthrax), Andreas Kisser (Sepultura), Dave Mustaine (Megadeth), as duplas do Slayer, Lamb Of God, dentre tantas outras.

Mas isso mudou. E citarei caras que fizeram eu reconhecer isso.

01: Gary Holt
Embora ele seja idolatrado pelo Kerry King e o Kirk Hammett (um dos caras que me levaram a ter preconceito com os solistas do thrash), o público (e me incluo nessa) ainda não aprendeu a valorizar devidamente o Gary Holt, o espetacular guitarrista do Exodus. Talvez agora que ele esteja no Slayer a coisa mude. Precisão acima de tudo!

02: Chris Poland
Alguém me responde o que são aquelas frases sensacionais que o Chris Poland apresenta a cada solo do Peace Sells, clássico do Megadeth? Ele tem dá uns bends bem insanos. Ultra criativo e desafiador.

03: Marty Friedman
Típico virtuoso do metal. Toca passagens impossíveis não só pela técnica, mas por sua abordagem melódica pouco usual, recheada de escalas exóticas. Seu fraseado, bends e vibratos são muito expressivos.

04: Alex Skolnick
Estudou com o Joe Satriani, ouviu jazz desde pequeno e quando adolescente se aprofundou no fusion. Quando foi tocar metal somou tudo isso ao seu repertório. Abordagem rica e técnica.

05: Jeff Hanneman e Kerry King
Aqui está o grande aprendizado. Os solos do Slayer não são ruins como achava. Eles condizem perfeitamente com a imundice dos riffs, das letras... da agressividade do conceito. E é justamente isso que um bom guitarrista tem que fazer. Alavancadas claustrofóbicas, notas atropeladas, harmônicos infernais... está tudo ai, e eu acho ótimo.

06: Dimebag Darrell
Ele é de outra geração, nem sei se posso por no mesmo pacote. Tecnicamente preciso, criativo, dono de um timbre enorme, influenciado por nomes que vão de Billy Gibbons ao Eddie Van Halen. Não tem erro! Dele eu sempre gostei.

07: Jeff Waters
O Annihilator é ultra subestimado, assim como seu guitarrista/líder, Jeff Waters. A galera que gosta de thrash metal e quer fugir do óbvio tem que conhecer essa excelente banda já veterana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário