quarta-feira, 3 de setembro de 2014

TEM QUE OUVIR: Madonna - Like A Prayer (1989)

É incrível a dificuldade que muitas pessoas - incluindo críticos musicais - tem em reconhecer a Madonna não só como um fenômeno comercial e comportamental, mas também como uma artista dona de valoroso trabalho musical. Representando todas estas qualidades está Like A Prayer (1989), uma preciosidade do pop.


Se desde sempre a Madonna subvertia ao andar na companhia de b-boyz, além de sensualizar numa América extremamente machista - vide o bom Like A Virgin (1984) -, a maturidade artística, sem abrir mão da polêmica abordagem sexual - hoje tão banal, no passado tão impactante -, deu as caras em Like A Prayer.

O sucesso foi tão estrondoso que a chama de Cyndi Lauper - até então sua rival artística -, começou a se apagar. Isso se deu através da maturidade sonora, não somente da Madonna, mas do produtor Pat Leonard, que fez do disco um tributo não declarado ao Prince - que participa na ótima "Love Song" -, Phil Spector, Motown e a Stax. Daí se deu uma mistura de dance music com rock, soul, gospel e funk. É a célula tronco da música pop como a conhecemos hoje.

Produção pulsante, ritmos dançantes, melodias grudentas e performances instrumentais primorosas são encontradas nas maravilhosas "Like A Prayer" (um hit instantâneo, um épico do pop, uma canção que desafiou a igreja católica), "Express Yourself" (um hino feminista com as mão do Stephen Bray em seu groove sacolejante), "Cherish" (um pop perfeito, teen e de execução orgânica com estética AOR), "Dead Jessie" (de arranjo quase lisérgico) e "Keep It Together" (de groove espetacular à la Sly And The Family Stone, mas com timbres atualizados a época).

Gwen Stefani, Spice Girls, Jennifer Lopez, Kylie Minogue, Shakira, Christina Aguilera, Britney Spears, Pink, Lady Gaga, Rihanna, Katy Perry, Miley Cyrus... são infinitas as cantoras - talentosas ou não - influenciadas tanto pela postura quanto pela música da Madonna. Nenhuma delas tão relevante quanto a "Rainha do POP". A legitima sucessora de Marilyn Monroe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário