terça-feira, 17 de junho de 2014

Bandas/Artistas do México

Dando sequência na torcida contra a CBF, chegou a hora falar sobre grandes nomes da música mexicana.

Vale lembrar que tanto Ritchie Valens quanto Los Lobos são americanos. Por tanto, "La Bamba" não se enquadra neste post.

Música Ranchera, Mariachi, "La Cucaracha"
Não quero trazer nestes posts as músicas tradicionais de cada país, até porque não conheço suas origens e minha abordagem seria superficial. Todavia, quero lembrar que o México é dono de estilos extremamente interessantes, como ranchera, que inclusive influenciou muito da música regional brasileira. É também difícil falar de música mexicana e não lembrar dos mariachis e seus violões gigantes. E não citar a divertida "La Cucaracha" seria um erro. Clássico, principalmente na versão pós Revolução Mexicana, onde "cucaracha" vira gíria pra "marijuana".

Carlos Santana
Carlos Santana é sem dúvida um dos grandes guitarrista de todos os tempos. Tá certo que sua carreira tomou rumos nem tão interessantes nas últimas décadas, mas seus solos viajantes, timbres enormes e fusão de psicodelia, blues, pop, jazz e música latina que ele fez nos primeiros 15 anos de carreira, permanecerão para sempre na história da música.

Los Locos Del Ritmo
Talvez devido a proximidade com os EUA, vale lembrar que o México foi o primeiro país da América Latina que teve uma cena de rock n' roll. Entre os grupos precursores, destaco o Los Locos Del Ritmo, atuantes desde 1957. É bacana.

El Ritual
Essa banda cult é conhecida pelo seu tenebroso conteúdo. Letras macabras, riffs pesado, além de capas abordando satanismo e magia negra são algumas das características do grupo. Isso tudo no final da década de 1960. Pilar do heavy metal e do rock progressivo na América do Sul.

Enigma
Uma entre tantas bandas obscuras que tornaram-se cultuadas entre garimpeiros e colecionadores de vinil. É hard rock/blues rock da melhor qualidade.

La Revolucion de Emiliano Zapata
Como se não bastasse o ótimo nome do grupo, La Revolucion de Emiliano Zapata é uma bela banda de rock n' roll com passagens nada moderadas de psicodelia.

Dug Dug's
Grupo presente no Festival de Avándaro, o Woodstock mexicano, que levou mais de 200 mil jovens a um evento que posteriormente foi deturpado, culminando numa resistência/boicote politico ao rock no país.

Three Souls In My Mind
Outra banda da geração Avándaro. Suas músicas evidenciam os desafios que o rock passou num país dirigido por ditaduras conservadoras e censura.

Café Tacvba
Grupo bastante conhecido em toda a América Latina (com exceção do Brasil). Numa breve pesquisa que fiz, vi várias vezes o disco Re (1994) citado como um dos grandes álbuns do rock latino. O vocalista é um figuraça, com trejeitos de Mike Patton em seu estilo. No som do grupo tem muito da tradição mexicana fundida ao rock.

Maldita Vecindad y los Hijos des Quinto Patio
Falando na fusão dos sons do México com o rock, não dá para esquecer do Maldita Vecindad, que fez muito sucesso (comercial e estético) com o álbum El Circo (1991). Há muito de ska no som da banda. Divertidíssimo.

Molotov
O RATM mexicano - nem tanto musicalmente, muito na postura -, embora bem mais humorados. Expondo os males políticos do país, o grupo tornou-se muito popular. Sua história é retratada no filme Gimme The Power.

Brujeria
Banda de death e grindcore bastante conhecida no meio underground. Sua mistura doentia e bem humorada de conteúdo anticristão, sexual e abordagem caricata da máfia narcótica latino americana - com direito aos integrantes usando mascaras típicas do narcotráfico -, fizeram deles uma banda única e respeitada. Anos depois os integrantes formaram o Asesino, grupo com as mesmas características, mas não tão inspirado.

Elfonía
Banda bem interessante que mistura rock alternativo com metal progressivo. Horas apela para melodias chatas, mas em outros momentos é uma quebradeira sensacional. 

Nortec Collective
Projeto eletrônico envolvendo vários artistas mexicanos. É moderno, pop e tradicional ao mesmo tempo. É legal. 

Rebel'd Punk
Continuo na busca por um país que não tenha punk rock.

Nenhum comentário:

Postar um comentário