segunda-feira, 16 de junho de 2014

TEM QUE OUVIR: Gang Of Four - Entertainment! (1979)

É incrível a mutação que o punk rock sofreu em tão pouco tempo. De um estilo primário e básico encontrado na Nova York de 1976, para um rebuscado teor musical e ideológico apresentado em 1979 através de Entertainment! do Gang Of Four, um dos pilares do pós-punk.


Muito mais que mero entretenimento, esse álbum é uma verdadeira revolução sonora. Com ritmos que se aproximam do funk e dub (vide "Guns Before Butter" e "Contract") - proporcionados pela espetacular cozinha formada pelo baixista Dave Allen e o batera Hugo Burnham -, este grupo oriundo de Leeds (Inglaterra), sofisticou o punk sem perder a atitude embrionária do estilo.

A guitarra rítmica estridente e áspera do ótimo Andy Gill se assemelha a uma tijolada a cada vez que ele ataca o instrumento. Isso pode ser sentido em "Not Great Men", "I Found That Essence Rare" e "At Home He's A Tourist".

Em meio as brechas instrumentais proporcionadas pelo groove desconcertante da banda, as letras apresentam ofensas eloquentes contra a monarquia, discorrem movimentos populares, conceitos marxistas e abordam de maneira franca o amor e o sexo. Em "Ether" e "Natural's Not In It" isso é explicito. Diante de todas essas pérolas, a estupenda "Damaged Goods" virou o grande clássico da banda.

Presente no subconsciente do Red Hot Chili Peppers, Fugazi, The Rapture, Franz Ferdinand, Titãs e Ira!, o Gang Of Four tornou-se um dos mais influentes grupos do punk rock.

Nenhum comentário:

Postar um comentário