segunda-feira, 23 de junho de 2014

Bandas/Artistas de Camarões

Dando sequência na torcida contra a seleção da CBF, chegou a hora falar sobre grandes nomes da música camaronesa.

Pouco conheço da música do Camarões. Uma breve pesquisa foi necessária, tanto para conhecer quanto para relembrar nomes perdidos na minha memória.

Manu Dibango
De imediato cheguei no Manu Dibango, um ícone do país. Ele é um saxofonista espetacular, que tanto contribuiu para a rumba africana, afrobeat e a chamada makossa, gênero que ele virou um baluarte. Sua música influenciou até mesmo o Michael Jackson. Além da música ser altamente dançante, só de ver o Dibango no palco com um sorriso no rosto já melhora o dia.

William Onyeabor
Conheci agora esse figuraça que mescla jazz, funk, música eletrônica (ainda em estado embrionário) em grooves acachapantes. Há também guitarras bem solares em alguns momentos. Espetacular!

Francis Bebey
Mais um artista do país a explorar elementos eletrônicos em composições verdadeiramente hipnóticas. É uma maravilha.

Les Têtes Brulées
Ao que consta, esse grupo é dos mais representativos de um gênero chamado bikutsi, que na minha visão ignorante, parece ser uma das inspirações para o trabalho que o Paul Simon fez na década de 1980. Vale conhecer. É altamente dançante. Tem guitarras verdadeiramente frenéticas.

Henri Dikongué
Pelo pouco que ouvi deste compositor, percebi que ele faz uma ponte interessante entre a música popular com a música folclórica do país. Não por acaso ele fez muitas turnês na Europa. Adorei sua voz e abordagem no violão.

Richard Bona
Tem também desse espetacular baixista, que lembro de fazer a cabeça de muito instrumentista quando era adolescente. Era daquelas figurinhas carimbadas em revista de contrabaixo. Não é pra menos, já que sua música é de riqueza e virtuosismo impressionante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário