sexta-feira, 30 de maio de 2014

TEM QUE OUVIR: N.W.A. - Straight Outta Compton (1988)

Olhe para capa de Straight Outta Compton do N.W.A. (sigla pra Niggaz With Attitude) e sinta-se ameaçado. Seis negros com cara de poucos amigos, sendo que um deles aponta uma arma para lente da câmera - ou se preferir, sua cabeça - e o selo de Parental Advisory - aquele mesmo promovido pela conservadora Tipper Gore, colocado em trabalhos com uso "abusivo" de violência e sexualidade - estampado com orgulho. Pode assumir, não é preconceito, você sabe que está diante de um disco de rap. E foi justamente esse disco que estabeleceu esse estética controversa dentro da indústria. Eis a criação do gangsta rap. 


Produzido por DJ Yella e o grande Dr. Dre, o disco foi lançado antes mesmo do gangsta rap tornar-se a rivalidade sangrenta entre gangues de anos mais tarde. Ainda assim, musicalmente, o álbum já serviu para firmar a costa oeste como novo centro do hip hop. A faixa que define e batiza o gangsta rap é justamente "Gangsta Gangsta".

Além dos já citados produtores, que colaboraram com suas bases ultra pesadas (vide "8 Ball"), o legitimo marginal Eazy-E e os sagazes MC Ren e Ice Cube foram os responsáveis por cuspir as letras explicitamente violentas do disco, sendo "Fuck The Police" a mais emblemática, principalmente por incomodar formalmente o FBI. Não por acaso ela é considerada um hino do hip hop.

E as polêmicas não pararam por ai. O clipe de "Straight Outta Compton" (espetacular beat!) foi proibido de rodar na programação da MTV. A censura estava instalada - censura essa prevista na letra de "Express Yourself" -, assim como o sucesso, já que tudo isso fomentou as vendas do disco.

Com tantas barreira comerciais e egos inflados, o grupo não durou muito, mas o suficiente para influenciar gerações de rappers. Violento e pesado, Straight Outta Compton é uma catarse do ódio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário