domingo, 4 de maio de 2014

TEM QUE OUVIR: De La Soul - 3 Feet High And Rising (1989)

Na virada da década de 1980, o hip hop estava extremamente politizado e agressivo. Até o outrora avacalhado Beastie Boys começara a abordar temas mais sérios. Foi então que o De La Soul lançou seu celebrado disco de estreia, o festivo 3 Feet High And Rising (1989), talvez o maior representante da cultura Native Tongues.


Formado por três negros de Long Island, o grupo contou com a ajuda do produtor Prince Paul para dar o acabamento final ao trabalho. 

Com capa psicodélica, exaltação afro e clima hippie justificado no conteúdo pacifico e harmonioso do álbum - que, diga-se de passagem, mas tinha a ver com a cena de rock alternativo de Manchester, do que com o rap feito em Nova York - o disco caiu nas graças do público e da imprensa, chegando ao cúmulo da NME (revista com predileções para o rock inglês) premia-lo como "álbum do ano".

O trio não poupava acidez, ironia e humor (com doses de Monty Python), chegando a usar skits nonsense, como pode ser observado logo de cara na "Intro"/"The Magic Number", faixa de groove certeiro e luminoso.

Não se pode subestimar as rimas e flow dos rappers. Basta ouvir a espetacular "Buddy" para conferir a qualidade lirica. Pra "piorar", não por acaso a faixa traz a participação do Q-Tip.

O tema amoroso de "Eye Know" se contrapunha ao estilo gangsta que explodia paralelamente através do N.W.A.. É uma canção doce, divertida e terna.

Poucas músicas do rap soam tão alto astral quanto "Me Myself and I". Faixa ultra dançante e ganchuda.

Essa abordagem descontraída se deve em grande parte a escolha primorosa dos samples. Led Zeppelin, The Monkees, James Brown, Otis Redding, Michael Jackson, Steve Miller Band, Kraftwerk, Steely Dan, Hall & Oates, Bo Diddley, Wes Montgomery, Funkadelic, The Commodores, Ray Charles... mais parece uma coletânea de boas canções recortadas e cobertas por rimas aconchegantes. É uma explosão de cores em forma de som.

Essa festa de samples desencadeou num processo judicial devido o uso ilegal de "You Showed Me" (Turtles) em "Transmitting Live From Mars". Depois disso o grupo nunca mais foi o mesmo, sendo seu trabalho posterior, sarcasticamente batizado de De La Soul Is Dead (1991), musicalmente esquartejado. Constatação final: depois de 3 Feet High And Rising o sample e o rap nunca mais foram os mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário