sábado, 3 de maio de 2014

O heavy metal não é babaca!

[embriagado] Caros leitores, estou aqui para constatar algo: o heavy metal não é babaca! Diante de amigos que adoram enquadrar o estilo naquele estereótipo de "músicas com temas toscos feitas para crianças de 12 anos", venho aqui postar bandas que valem a pena ouvir, seja você um admirador ou não dos sons pesados.

Obs: indicarei só discos clássicos. Tem que ouvir!

Black Sabbath
Em meio a atmosfera cinzenta de cidade industrial, clima frio e sem grande perspectiva de vida, quatro garotos pobres de Birmingham formam uma banda com temas obscuros e riffs endiabrados. Paz e Amor é o escambal! Black Sabbath é som que aniquila o sonho hippie.

Motörhead
Adoro Iron Maiden e Judas Priest, mas confesso que rebites, vocais agudos e letras fantasiosas já na me agradam mais. Por outro lado, não gostar de Motörhead é não gostar de rock n' roll. É o heavy metal que todos adoram.

Anthrax
Nada de estereótipos. Ele usam bermuda, são amigos do Public Enemy, de cabelo curto (hoje) e não se prendem a nenhuma fórmula em suas composições. A única certeza dentro do Anthrax é que eles sempre gravam discos pesados, energéticos e cheios de atitude. No palco a coisa só "piora".

Meshuggah
É tudo tão pesado, doentio e experimental, que até mesmo meus amigos que gostam de metal chegam a torcer a cara. Prefiro indicar para quem gosta de fusion, post-metal ou shoegaze do que para os típicos "metaleiros".

Ministry
Nada de guitarras virtuosas, solos melódicos, vocais épicos e bumbos velozes. No Ministry o lado heavy metal está no peso claustrofóbico de suas composições/produções. É a trilha sonora do fim do mundo.

Mastodon
Thrash metal, stoner, doom, rock progressivo e sludge numa banda só. Sempre com competência, bom humor, criatividade e nunca soando forçado ou pretensioso.

Sepultura
Referência nacional. Não seja babaca de virar as costas para o Sepultura. Simples assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário