terça-feira, 13 de maio de 2014

Discos barulhentos

A revista britânica Q elaborou em 2007 uma lista com os 20 discos mais barulhentos (veja a lista aqui). Só agora tive acesso a lista e reparei uma coisa: barulho é característica de música legal.

Escute as faixas que eu destaquei de cada álbum e tenha (ou não) a mesma impressão. Não falarei de todos os discos citados.

O que eu achei que faltou na lista? Talvez algo do Captain Beefheart, Can, Faust, Throbbing Gristle, Bad Brains, Einstürzende Neubauten, Swans, Merzbow, Sonic Youth, Ministry, Melvins, Carcass, Cannibal Corpse, Mayhem, Meshuggah, Krisiun... no entanto, achei a lista bastante divertida, consistente e variada.

Deixo também aqui uma menção para bandas que ficaram conhecidas pelo volume elevado de seus shows: The Who, Blue Cheer, Deep Purple, MC5, Motörhead, Van Halen, Ted Nugent, Manowar, 
Ministry, Pantera, Prodigy e Leftfield.


The Stooges - Funhouse
Antes de abrir a lista já lembrei desse álbum. Influenciou meio mundo de bandas que surgiram depois.

Velvet Underground - White Light/White Heat
Punk rock, pós-punk, drone, shoegaze, industrial, noise, avant-garde... tudo teve origem aqui! A grande introdução do ruído (com direitos a microfonias/feedabacks intermináveis) no rock.

Led Zeppelin - Led Zeppelin
Em 1969, os Beatles ainda existiam. Agora imagine ligar o rádio e ouvir "Communication Breakdown". É pesado, é barulhento.

Neil Young - Weld
O Neil Young é um cara dos extremos. Sabe compor belas canções folks usando apenas o violão, mas também sabe fazer um barulho ensurdecedor e influente - que diga o grunge - ao lado do Crazy Horse. Esse disco é monolitico.

Slayer - Reign Blood
Tá certo que a produção do Rick Rubin é impecável e desembolou a sonoridade da banda. Ainda assim, esse disco continua sendo um esporro infernal.

Napalm Death - Scum
Uma das pérolas no metal extremo. É o encontro perfeito do thrash metal com o hardcore. A porquice sonora que deu origem ao grindcore.

Public Enemy - It Takes A Nation Of Millions To Hold Us Back
Na hora não entendi a inclusão deste disco na lista, entretanto, o peso da produção e o barulho social que o álbum promoveu é gigantesco.

The Jesus & Mary Chain - Psychocandy
Era pra esse trabalho ser de uma beleza incrível. Talvez o dream pop perfeito. Mas os caras, seja por falta de orçamento na produção ou conhecimento técnico, captaram a guitarra de forma ultra ruidosa e criaram o típico barulho shoegaze.

My Bloody Valentine - Isn't Anything
Shoegaze no sentido mais literal possível. É desajeitadamente barulhento e bonito.

Atari Teenage Riot - The Future Of War
O esporro que esse grupo de eletrohardcore alemão extrai de suas composições beira o absurdo.

Aphex Twin - I Care Because You Do
Na música eletrônica, poucos produtores são mais "do mal" que o Aphex Twin. Timbres intensos ditam o clima sombrio de sua música.

Sunn O))) - White
Banda de sonoridade difícil, mas que vale a insistência auditiva. Do nome, passando pelas composições e a presença de palco, tudo é muito maluco. Para quem curte drone e ambient é prato cheio. Eles exploram harmônicos, texturas e frequências demolidoras. Não estranhe se as paredes da sua casa começar a tremer. 

E pra quem quer mais barulho, se liguem neste post que fiz tempos atrás: Quando o Ruído Vira Música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário