segunda-feira, 19 de maio de 2014

Artistas assassinos

Nome do post auto-explicativo. E não estou falando no sentido figurado. Mas porque sobre artistas assassinos? Sei lá, só meio veio o tema na cabeça. 

Reuni os primeiros que lembrei. Coloquem nos comentários os que deixei de fora e, desta forma, reuniremos numa mesma lista artistas musicalmente desconexos.

Obs: Obviamente, nada de propaganda ou exaltação ao crime. Esse é só um post de curiosidades, tentando fazer um parêntese entre o criminoso e suas obras musicais.

Phil Spector
Phil foi um dos grandes nomes da produção musical. Ficou conhecido tanto pelas suas técnicas inovadoras de estúdio (vide Wall Of Sound) e arranjos ousados/grandiosos, quanto pelo seu comportamento maluco, chegando a apontar uma arma de fogo para os integrantes dos Ramones enquanto eles gravavam o mediano/polêmico End Of The Century. Loucura + arma de fogo só poderia dar em merda, sendo a atriz Lana Clarkson alvo de sua maluquice.

Jim Gordon
Grande baterista de estúdio, o músico chegou a tocar no Derek And The Dominos, onde ajudou a compor um dos maiores clássicos rock, a emblemática "Layla". Ninguém poderia imaginar que o autor daquela passagem lindíssima de piano no final da canção seria capaz de assassinar a marretadas a própria mãe num surto esquizofrênico.

Varg Vikernes
Figura emblemática da amaldiçoada e polêmica cena Black Metal norueguesa, Varg Vikernes assassinou seu antigo companheiro de banda, Euronymous, guitarrista do Mayhem. Num caso raro, De Mysteriis Dom Sathanas talvez seja o único disco que tenha o assassino e sua vitima (ah, tem o Zapp! também). Posteriormente Varg montou o Burzum.

Tupac Shakur / Notorius BIG
Figuras centrais na explosão do gangsta rap na metade da década de 1990 em Nova York, Tupac e BIG são lados opostos de uma rivalidade que acabou culminado no assassinato de ambos. Seus confrontos são encontrados também em forma de música em seus discos.
Obs: Se os crimes não foram movidos diretamente, ao menos foram motivados por suas canções e executado por seus parceiros. Ou seria pelo FBI? A questão se mantém aberta.

Lindomar Castilho
Lindomar Castilho, conhecido cantor brasileiro de música romântica/brega/popular/bolero, assassinou a ex-mulher a tiros. Foi condenado pelo crime e chegou a gravar um disco na prisão chamado Muralhas da Solidão. É interessante lembrar que Lindomar Castilho é citado na música "Nome Aos Bois" dos Titãs ao lado de várias personalidades autoras de atitudes questionáveis.


Larry Troutman
Parceiros de bandas (Zapp) e irmãos de sangue. Nada disso evitou que Larry Troutman assassinasse Roger Troutman e depois tirasse a própria vida. Resultado, o fim da banda e uma das maiores tragédias da black music (e olha que Marvin Gaye foi morto pelo próprio pai!).

Nenhum comentário:

Postar um comentário